DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4863
Title: História, Cultura e Turismo pedagógico: visualidade da arte na comunidade indígenas Waikyhu
Authors: Silva, Leliane Maria Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Maria do Perpetuo Socorro Nóbrega
Keywords: Cultura;Culture;História;History;Turismo Pedagógico;Pedagogical Tourism
Issue Date: 20-Oct-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SILVA, Leliane Maria Pereira da. História, Cultura e Turismo pedagógico: visualidade da arte na comunidade indígenas Waikyhu. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa abordou Turismo Pedagógico circunscrito às práticas educativas procurando investigar a influência do turismo pedagógico na significação da cultura e da história dos povos indígenas com um grupo de estudantes da Educação Infantil ao 5o ano de duas escolas, uma da rede pública estadual e outra indígena estabelecida na Comunidade Indígena Waikyhu, Manaus- AM. O tema surgiu do Projeto de Extensão desenvolvido no período 2018-2019, cuja meta foi discutir a arte como prática educativa em escolas formais e não formais. Quanto ao delineamento metodológico realizamos um estudo de natureza aplicada com uso do método exploratório-descritivo e abordagem qualitativa para compreende e interpretar as entrevistas e questionários semiestruturados aplicados aos sujeitos. Nas considerações finais reafirmamos a necessidade de a escola investir em metodologias que estimulem os estudantes a apropriaremse de forma lúdica e recreativa de diferentes temas, transformando-os em conteúdos atrativos para a aprendizagem. Sugerimos à escola o uso de lentes epistemológicas capazes de conciliar as diferenças e projetar espaços de aprendizagem onde todos se vejam iguais.
Abstract: The research approached Pedagogical Tourism circumscribed to educational practices, seeking to investigate the influence of pedagogical tourism on the meaning of the culture and history of indigenous peoples with a group of Early Childhood Education students in the 5th year of two schools, one from the state public network and another established indigenous in the Waikyhu Indigenous Community, Manaus-AM. The theme emerged from the Extension Project developed in the 2018-2019 period, whose goal was to discuss art as an educational practice in formal and non-formal schools. As for the methodological design, we conducted a study of an applied nature using the exploratory-descriptive method and a qualitative approach to understand and interpret the interviews and semi-structured questionnaires applied to the subjects. In the final considerations, we reaffirm the need for the school to invest in methodologies that encourage students to appropriately play and recreate different themes, transforming them into attractive content for learning. We suggest to the school the use of epistemological lenses capable of reconciling differences and designing learning spaces where everyone sees themselves as equal.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4863
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
História, Cultura e Turismo pedagógico - visualidade da arte na comunidade indígenas Waikyhu.pdfArquivo principal3,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.