DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4853
Title: Considerações poéticas e autoetnográficas sobre o processo de montagem e releitura da variação do ato I da personagem Giselle
Authors: Oliveira, Klara Cruz de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Raíssa Caroline Brito
Keywords: Balé;Classical Dance IV;Dança;Classical Dance V;Autoetnografia;Dance Graduation;Dramaturgia da Dança;Giselle;Autoethnography;Cartography
Issue Date: 24-Mar-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: OLIVEIRA, Klara Cruz de. Considerações poéticas e autoetnográficas sobre o processo de montagem e releitura da variação do ato I da personagem Giselle. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho se desenvolve na perspectiva de registro do processo teórico-prático de realização da montagem da variação da personagem Giselle, no primeiro ato, e posteriormente a realização de uma releitura da mesma coreografia. Tais projetos foram desenvolvidos como parte dos trabalhos finais propostos nos componentes curriculares intitulados Dança Clássica IV e Dança Clássica V – respectivamente, do curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, situado na Escola Superior de Artes e Turismo – ESAT. Para isso, abordamos discussões sobre o balé clássico e a obra Giselle (1841), de Adolphe Adam. A releitura contemporânea de Giselle (2018), desenvolvida por Akram Khan. E para nos ampararmos acerca da reflexão em primeira pessoa acerca da experiência de remontagem e releitura, dos atravessamentos subjetivos e poéticos acontecidos durante essa jornada, utilizamos a abordagem metodológica da Autoetnografia, proposta por Fortin (2010). E por observamos o processo criativo como um território transitório e não retilíneo, buscamos por nos tangenciar pela Cartografia, pensada por Kastrup (2009) para nos amparar durante as reflexões sobre a trajetória vivenciada na construção desses trabalhos em dança. Ademais, utilizamos a Crítica de Processos Criativos, desenvolvida por Salles (2006) para refletir sobre os documentos de processo, bem como nos apropriamos do termo Dramaturgia da Dança, discutido por Pais (2016), para detalhar a narrativa que foi construída no processo de releitura.
Abstract: This work is developed in the perspective of registering the theoretical and practical process of the montage of the variation of the character Giselle, in the first act, and later the realization of a re-reading of the same choreography. Such projects were developed as part of the final works proposed in the curricular components entitled Classical Dance IV and Classical Dance V - respectively, of the Dance graduation of the Universidade do Estado do Amazonas - UEA, located in the Escola Superior de Artes e Turismo - ESAT. For this, we approached discussions about classical ballet and the work Giselle (1841), by Adolphe Adam. The contemporary reinterpretation of Giselle (2018), developed by Akram Khan. And to support ourselves around the first-person reflection about the experience of remaking and rereading, the subjective and poetic crossings that happened during this journey, we used the methodological approach of Autoethnography, proposed by Fortin (2010). And because we observe the creative process as a transitory and non-rectilinear territory, we seek to tangent ourselves by Cartography, thought by Kastrup (2009) to support us during the reflections about the trajectory experienced in the construction of these dance works. Furthermore, we used the Creative Process Critique developed by Salles (2006) to reflect on the document processes, as well as the term Dramaturgy of Dance,discussed by Pais (2016), to detail the narrative that was constructed in the process of re-reading.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4853
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Considerações poéticas e autoetnográficas sobre o processo de montagem e releitura da variação do ato I da personagem Giselle.pdfArquivo total embargado. Resumo e referências disponíveis.345,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.