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Título: A sensorialidade no processo dramatúrgico contemporâneo – relatos da criação na narrativa de “solércia” e “rosalice”
Autor(es): Reis, Jade Couto de Souza Melo dos
Orientador(es): Pozzetti, Gislaine Regina
Palavras-chave: Preparação do Ator;Actor Preparation;Escritas Contemporâneas;Contemporary Writing;Experiências Sensoriais;Sensory Experiences
Data do documento: 31-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: REIS, Jade Couto de Souza Melo dos. A sensorialidade no processo dramatúrgico contemporâneo – relatos da criação na narrativa de “solércia” e “rosalice”. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: Este artigo trata da criação de duas dramaturgias teatrais, a partir de experimentações sensoriais para a condução do exercício da performer, conduzindo-a ao universo do seu personagem, obtendo como ênfase o estímulo dos cinco sentidos humanos, explorando as memórias e vivências da atriz e da personagem. Refletindo acerca dos processos performativos “Solércia” e “Rosalice”, inspirados no texto “Não Eu” de Samuel Beckett e desenvolvidos a partir do sistema de Stanislavski, fazendo um enlace com o teatro do absurdo, no qual se une a comicidade ao trágico sentimento de desolação e de perda de referências do ser humano moderno contemporâneo. Relata-se, assim, as provocações propostas pela direção, e como essas estimulam o desenvolvimento de uma partitura corporal, investigando quais sensações essa atriz vivencia nas experimentações, e como se transforma em dramaturgia. Deste modo, o presente artigo tem como intuito descrever os registros desde o método de direção às escritas dramatúrgicas acerca dos espetáculos performativos “Solércia” e “Rosalice”.
Abstract: This article deals with the creation of two theatrical dramaturgies, based on sensory experiments to conduct the performer's exercise, leading her to the universe of her character, emphasizing the stimulation of the five human senses, exploring the memories and experiences of the actress and of the character. Reflecting on the performative processes “Solércia” and “Rosalice” inspired by the text “Not I” by Samuel Beckett and developed from the Stanislavski’s system, making a link with the theater of the absurd, in which comicity is united with the tragic feeling of desolation and loss of references of the contemporary modern human being. Thus, reporting the provocations proposed by the direction and how they stimulate the development of a body score, investigating which sensations this actress experiences in the trials and how to transform it into dramaturgy. Thus, this article aims to describe the records from the method of directing to the dramaturgical writings about the performative shows “Solércia” and “Rosalice”.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4840
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