DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4830
Titel: Contação de histórias a partir de jogos teatrais e Teatro de formas animadas: trajetória de uma formação pessoal e acadêmica.
Autor(en): Sousa, Neuriza Figueira Pinheiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bordin, Vanessa Benites
Stichwörter: Contação de Histórias;Storytelling;Estágio Supervisionado;Theatrical Games;Jogos Teatrais;Puppet Theater;Teatro de Formas Animadas.;Supervised Internship
Erscheinungsdatum: 31-Mär-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: SOUSA, Neuriza Figueira Pinheiro. Contação de histórias a partir de jogos teatrais e Teatro de formas animadas: trajetória de uma formação pessoal e acadêmica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo utiliza-se da autoetnografia como metodologia para o desenvolvimento de um relato da experiência dos estágios supervisionados, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado do Amazonas, realizado com estudantes do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e no projeto de extensão “Contando e cantando histórias com as formas animadas nas comunidades”, partindo inicialmente de minhas memórias em contação de histórias, aprendizado gerado por transgeracionalidade (processos transmitidos de geração em geração) recebida de meus avós, e cursos livres de teatro e por fim, a graduação. Tem por objetivo compartilhar as múltiplas metodologias para o desenvolvimento da contação de história, dos jogos teatrais e do teatro de formas animadas, desenvolvidas nos processos em questão. Por meio dessa experiência foi possível compreender como as metodologias (contação de história, Pedagogia Griot e pesquisa-ação) estão imbricadas aos saberes tradicionais e as aprendizagens empíricas, possibilitando o enriquecimento no processo de ensino aprendizagem dos estudantes durante as aulas de teatro.
Zusammenfassung: This article is an account of the experience of supervised internships, of the Degree in Theater course, at the State University of Amazonas, carried out with students from Elementary School, Elementary School II, High School and in the extension project “Telling and singing stories with the animated forms in the communities”, initially starting from my memories in storytelling, free theater courses and finally, graduation. It aims to share the multiple methodologies and contextualization in storytelling, theatrical games and theater of animated forms, developed in the processes in question. Through this experience, it was possible to understand how the methodologies are intertwined with traditional knowledge and empirical learning, enabling enrichment in the teaching-learning process of students during theater classes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4830
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.