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Título: A dança ilustrativa na educação escolar: de ilustração a ação emancipatória
Autor(es): Oliveira, Lucas da Silva
Orientador(es): Pinto, Amanda da Silva
Palavras-chave: dança;educação;ilustrativa;emancipação
Data do documento: 24-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: OLIVEIRA, Lucas da Silva. A dança ilustrativa na educação escolar: de ilustração a ação emancipatória. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a situação da dança ilustrativa na educação escolar, partindo da problemática de que essa dança, que está presente na escola formal apenas como uma diversão, e com finalidades rasas, pode se tornar emancipatória nesse âmbito, vindo a se tornar parte integrante do processo educacional. Considerando isso, a pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Lea Alencar Antony, com alunos do fundamental I, turma de 5° ano, com 24 alunos, na faixa etária de 10 a 13 anos. A pesquisa teve como referencial teórico reflexões a respeito da posição em que a dança está na escola, como a diversão pode dar lugar a um novo pensamento, o da dança como área de conhecimento. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, quanto aos fins foi uma pesquisa-ação, sendo uma pesquisa de campo que se utilizou da observação participante. Por conseguinte, concluindo- se que o ensino da dança na escola está envolto de fragilidades, a dança ilustrativa de fato ocupa um espaço desproporcional nesse ambiente. Não existe um espaço garantido para a dança ou até mesmo práticas artísticas, contudo, durante o processo das aulas, se notou que quando é desenvolvido um caminho para autonomia, quando acontece a interdisciplinaridade, o processo de aprendizado do aluno com a dança se torna efetivo, dessa forma tirando a dança da ilustração e a emancipando para o entendimento dela como área de conhecimento.
Abstract: This work aims to verify the situation of the illustrative dance in school education, starting from the problematic that this dance, which is present in formal school only as a diversion, and with shallow purposes, can become emancipatory in this scope, becoming an integrant part of the educational process. Considering this, the research was developed at the Lea Alencar Antony Municipal School, with students of the Elementary School I, 5th grade class, with 24 students from 10 to 13 years old. The research had as a theoretical reference reflections about the position in which dance is in school, how fun can give place to a new thought, that of dance as an area of knowledge. The research has a qualitative approach, as for the purposes it was an action research, being a field research that used participant observation. Therefore, it was concluded that the teaching of dance at school is full of weaknesses, the illustrative dance in fact occupies a disproportionate space in this environment. There is no guaranteed space for dance or even artistic practices, however, during the process of the classes, it was noticed that when autonomy is given, when interdisciplinarity happens, the learning process of the student with dance becomes effective, this way taking dance away from illustration and emancipating it to the understanding of it as an area of knowledge.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4829
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