DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Lucas da Silva-
dc.date.available2023-06-19-
dc.date.available2023-08-07T12:40:13Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucas da Silva. A dança ilustrativa na educação escolar: de ilustração a ação emancipatória. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4829-
dc.description.abstractThis work aims to verify the situation of the illustrative dance in school education, starting from the problematic that this dance, which is present in formal school only as a diversion, and with shallow purposes, can become emancipatory in this scope, becoming an integrant part of the educational process. Considering this, the research was developed at the Lea Alencar Antony Municipal School, with students of the Elementary School I, 5th grade class, with 24 students from 10 to 13 years old. The research had as a theoretical reference reflections about the position in which dance is in school, how fun can give place to a new thought, that of dance as an area of knowledge. The research has a qualitative approach, as for the purposes it was an action research, being a field research that used participant observation. Therefore, it was concluded that the teaching of dance at school is full of weaknesses, the illustrative dance in fact occupies a disproportionate space in this environment. There is no guaranteed space for dance or even artistic practices, however, during the process of the classes, it was noticed that when autonomy is given, when interdisciplinarity happens, the learning process of the student with dance becomes effective, this way taking dance away from illustration and emancipating it to the understanding of it as an area of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdançapt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectilustrativapt_BR
dc.subjectemancipaçãopt_BR
dc.titleA dança ilustrativa na educação escolar: de ilustração a ação emancipatóriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T12:40:13Z-
dc.contributor.advisor1Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Raissa Caroline Brito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee3Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo verificar a situação da dança ilustrativa na educação escolar, partindo da problemática de que essa dança, que está presente na escola formal apenas como uma diversão, e com finalidades rasas, pode se tornar emancipatória nesse âmbito, vindo a se tornar parte integrante do processo educacional. Considerando isso, a pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Lea Alencar Antony, com alunos do fundamental I, turma de 5° ano, com 24 alunos, na faixa etária de 10 a 13 anos. A pesquisa teve como referencial teórico reflexões a respeito da posição em que a dança está na escola, como a diversão pode dar lugar a um novo pensamento, o da dança como área de conhecimento. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, quanto aos fins foi uma pesquisa-ação, sendo uma pesquisa de campo que se utilizou da observação participante. Por conseguinte, concluindo- se que o ensino da dança na escola está envolto de fragilidades, a dança ilustrativa de fato ocupa um espaço desproporcional nesse ambiente. Não existe um espaço garantido para a dança ou até mesmo práticas artísticas, contudo, durante o processo das aulas, se notou que quando é desenvolvido um caminho para autonomia, quando acontece a interdisciplinaridade, o processo de aprendizado do aluno com a dança se torna efetivo, dessa forma tirando a dança da ilustração e a emancipando para o entendimento dela como área de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesKAUARK, Fabiana, MANHÃES, Fernanda, MEDEIROS, Carlos, Metodologia da pesquisa – Um guia prático, Via Literatum editora, 2010. GIL, Antonio, Como elaborar projetos de pesquisa, 4° edição, Editora atlas, São Paulo, 2001. GODOY, Khatya Maria, A criança e a dança na educação infantil, Instituto de Artes, São Paulo, UNESP. MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje – textos e contextos, São Paulo, Editora Cortez, 1999. . Dançando na escola, São Paulo, Editora Cortez, 2003. PAPALIA, Diana. OLDS, Sally, FELDMAN, Ruth, colaboração com GROSS, Dana, Desenvolvimento humano, 8° edição, Artmed Editora, 2001. PINTO, Amanda, Dança como área de conhecimento – Dos PCNs á sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. Manaus: Travessia, 2015. VERDERI, Érica. Dança na escola, Rio de janeiro, Editora Sprint, 2000.ZTRAZZACAPPA, Marcia. Dança na educação – discutindo questões básicas e polêmicas, São Paulo,2003.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A DANÇA ILUSTRATIVA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.pdfArquivo Principal3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.