DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4821
Title: Improvisação na educação básica: experiência expressiva do corpo
Other Titles: Improvisation in basic education: expressive experience of the body
Authors: Coelho, Wilhan dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de
Keywords: Adolescência;Improvisação;Dança;Expressividade
Issue Date: 28-Mar-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: COELHO, Wilhan dos Santos. Improvisação na educação básica: experiência expressiva do corpo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa apresenta o estudo da experiência da improvisação como potência de expressividade, interação e estados do corpo com alunos do ensino fundamental. A investigação propõe metodologias que envolve o campo da percepção, da consciência do movimento e do desenvolvimento psicossocial na adolescência. Este estudo trabalha com noções de improvisação em dança para a livre expressões e autonomia de adolescentes. Nesse sentido, o corpo, o sentir, o trânsito de experiências podem desenvolver um conhecimento interno/externo de maneira gradativa. Metodologias criadoras em dança com proposta de improvisação desencadearam discursos corporais e manifestações expressivas de alunos e alunas no ambienta escolar. As manifestações expressivas ecoaram questões do corpo e seu papel no mundo por meio de manifestações sensíveis na adolescência.
Abstract: This research presents the study of the experience of improvisation as a power of expressiveness, interaction and body states with elementary school students. The investigation proposes methodologies that involve the field of perception, awareness of movement and psychosocial development in adolescence. This study works with notions of improvisation in dance for the free expression and autonomy of teenagers. In this sense, the body, the feeling, the transit of experiences can gradually develop internal/external knowledge. Creative methodologies in dance with a proposal for improvisation triggered body speeches and expressive manifestations of male and female students in the school environment. The expressive manifestations echoed issues of the body and its role in the world through sensitive manifestations in adolescence.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4821
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMPROVISAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EXPERIÊNCIA EXPRESSIVA DO CORPO.pdfArquivo Principal3,73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.