DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4820
Title: A dança de salão e a dança na escola: ações fortalecedoras de laços de afetos e aprendizagem
Authors: Silva, Vitória Fernanda da
metadata.dc.contributor.advisor1: Arce, Carmem Lúcia Meira
Keywords: Dança de salão;Ensino Médio;Desenvolvimento afetivo
Issue Date: 27-Mar-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SILVA, Vitória Fernanda da. A dança de salão e a dança na escola: ações fortalecedoras de laços de afetos e aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A dança de salão é uma atividade que pode trazer diversos benefícios para seus praticantes, e na adolescência, uma fase marcada por muitas transformações e desafios, pensamos ser possível que adolescentes em seu ambiente social que é a escola, também poderiam absorver alguns desses benefícios. Com isso em mente, foi realizada uma pesquisa com alunos do 2º ano do Ensino Médio no Instituto de Educação do Amazonas, com o objetivo de entender se a dança de salão pode contribuir para o desenvolvimento afetivo dos jovens e se isso pode refletir em seu desempenho escolar. A pesquisa envolveu a realização de laboratórios e aulas de forró universitário, além da aplicação de questionários para avaliar os efeitos da dança na vida dos alunos. Os resultados indicaram que as aulas foram bem recebidas pelos estudantes, gerando um efeito positivo em sua comunicação, motivação e disposição. Além disso, a maioria dos alunos demonstrou interesse em continuar com as aulas de dança na escola. Esses resultados podem ser utilizados para incentivar a continuação das atividades e explorar formas de aprimorar ainda mais a experiência dos alunos. Palavras-chave:
Abstract: Ballroom dancing is an activity that can bring several benefits to its practitioners, and in adolescence, a phase marked by many transformations and challenges, we think it is possible that adolescents in their social environment, which is the school, could also absorb some of these benefits. With this in mind, a research was carried out with 2nd year high school students at the Instituto de Educação do Amazonas, with the objective of understanding if ballroom dancing can contribute to the socio-affective development of young people and if this can reflect on their school performance. The research involved the performance of labs and college forró classes, besides the application of questionnaires to evaluate the effects of the dance in the students' lives. The results indicated that the classes were well received by the students, generating a positive effect on their communication, motivation, and mood. In addition, most students showed interest in continuing with dance classes at school. These results can be used to encourage continued activities and explore ways to further enhance the students' experience.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4820
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A DANÇA DE SALÃO E A DANÇA NA ESCOLA AÇÕES FORTALECEDORAS DE LAÇOS DE AFETOS E APRENDIZAGEM.pdfArquivo Principal1,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.