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Título: Balé clássico e psicomotricidade: uma abordagem na segunda infância na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Classical ballet and psychomotricity: an approach in second childhood in early childhood education
Autor(es): Printes, Roberto do Nascimento
Orientador(es): Costa, Raissa Caroline Brito
Palavras-chave: Balé clássico;Desenvolvimento psicomotor;Segunda Infância
Data do documento: 24-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PRINTES, Roberto do Nascimento. Balé clássico e psicomotricidade: uma abordagem na segunda infância na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: A segunda infância é um período em que as crianças estão desenvolvendo a psicomotricidade, fator que deve ser estimulado desde os anos iniciais da infância. Podemos destacar aspectos como atenção, coordenação motora, memorização e equilíbrio que possibilitam o desenvolvendo de uma criança e que pode ser potencializada pela interação do seu corpo com um meio e com o que existe nele, estabelecendo assim ligações afetivas e emocionais. Sabe-se que o balé com sua técnica e organizações podem auxiliar nesse desenvolvimento psicomotor, permitindo que se expressem como indivíduos sociais e artísticos, podendo influenciar em vários outros aspectos. Portanto o objetivo do trabalho foi analisar as potencialidades e fragilidades do ensino do Balé Clássico aplicados a déficts de desenvolvimento psicomotor na segunda infância de escolares. Para garantir que o objetivo fosse alcançado utilizamos a metodologia em pesquisa de campo onde foram encontradas crianças entre 5 e 6 anos em período escolar, dividindo toda a coleta em etapas. A primeira foi a realização de conversa com os pais das crianças para explicitar a pesquisa, seguida da aplicação do formulário pré-atividades. A segunda etapa foi aplicação das atividades, utilizando meios e métodos lúdicos através do bale clássico, e a terceira etapa foi a aplicação do formulários pós-atividades tendo a comparação do primeiro resultado com o segundo para assim termos as comparações de realidades advindas das ações propostas. Após a realização da análise dos dados de forma geral três determinadas crianças tiveram uma grande melhora das variáveis que foram analisadas, ressaltando que todas as três crianças não tiveram nenhuma falta durante todo o processo. Outras que faltavam 1 ou 2 aulas tiveram o seu rendimento ou estável ou prejudicado. Concluindo que de fato o balé clássico possibilita um auxílio no desenvolvimento psicomotor das crianças na segunda infância.
Abstract: Second childhood is a period in which children are developing psychomotricity, a factor that should be encouraged from the early years of childhood. We can highlight aspects such as attention, motor coordination, memorization and balance that enable the development of a child and that can be enhanced by the interaction of his body with an environment and with what exists in it, thus establishing affective and emotional connections. It is known that ballet, with its technique and organizations, can help in this psychomotor development, allowing them to express themselves as social and artistic individuals, and may influence in several other aspects. Therefore, the objective of this work was to analyze the strengths and weaknesses of teaching Classical Ballet applied to psychomotor development deficits in the second childhood of schoolchildren. To ensure that the objective was achieved, we used the methodology in field research where children between 5 and 6 years old were found in school, dividing the entire collection into stages. The first was a conversation with the children's parents to explain the research, followed by the application of the pre-activities form. The second stage was the application of the activities, using playful means and methods through classical ballet, and the third stage was the application of the post-activity forms, comparing the first result with the second so that we could compare the realities arising from the proposed actions . After carrying out the analysis of the data, in general, three certain children had a great improvement in the variables that were analyzed, emphasizing that all three children had no absences during the entire process. Others who missed 1 or 2 classes had their performance either stable or impaired. Concluding that, in fact, classical ballet enables an aid in the psychomotor development of children in their second childhood.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4809
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