DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPrintes, Roberto do Nascimento-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-07-31T20:12:50Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationPRINTES, Roberto do Nascimento. Balé clássico e psicomotricidade: uma abordagem na segunda infância na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4809-
dc.description.abstractSecond childhood is a period in which children are developing psychomotricity, a factor that should be encouraged from the early years of childhood. We can highlight aspects such as attention, motor coordination, memorization and balance that enable the development of a child and that can be enhanced by the interaction of his body with an environment and with what exists in it, thus establishing affective and emotional connections. It is known that ballet, with its technique and organizations, can help in this psychomotor development, allowing them to express themselves as social and artistic individuals, and may influence in several other aspects. Therefore, the objective of this work was to analyze the strengths and weaknesses of teaching Classical Ballet applied to psychomotor development deficits in the second childhood of schoolchildren. To ensure that the objective was achieved, we used the methodology in field research where children between 5 and 6 years old were found in school, dividing the entire collection into stages. The first was a conversation with the children's parents to explain the research, followed by the application of the pre-activities form. The second stage was the application of the activities, using playful means and methods through classical ballet, and the third stage was the application of the post-activity forms, comparing the first result with the second so that we could compare the realities arising from the proposed actions . After carrying out the analysis of the data, in general, three certain children had a great improvement in the variables that were analyzed, emphasizing that all three children had no absences during the entire process. Others who missed 1 or 2 classes had their performance either stable or impaired. Concluding that, in fact, classical ballet enables an aid in the psychomotor development of children in their second childhood.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBalé clássicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.subjectSegunda Infânciapt_BR
dc.titleBalé clássico e psicomotricidade: uma abordagem na segunda infância na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeClassical ballet and psychomotricity: an approach in second childhood in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-31T20:12:50Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Raissa Caroline Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Raissa Caroline Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee3Dácio, Gabriela Mavignier-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7895122746425486pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3442094926555464pt_BR
dc.description.resumoA segunda infância é um período em que as crianças estão desenvolvendo a psicomotricidade, fator que deve ser estimulado desde os anos iniciais da infância. Podemos destacar aspectos como atenção, coordenação motora, memorização e equilíbrio que possibilitam o desenvolvendo de uma criança e que pode ser potencializada pela interação do seu corpo com um meio e com o que existe nele, estabelecendo assim ligações afetivas e emocionais. Sabe-se que o balé com sua técnica e organizações podem auxiliar nesse desenvolvimento psicomotor, permitindo que se expressem como indivíduos sociais e artísticos, podendo influenciar em vários outros aspectos. Portanto o objetivo do trabalho foi analisar as potencialidades e fragilidades do ensino do Balé Clássico aplicados a déficts de desenvolvimento psicomotor na segunda infância de escolares. Para garantir que o objetivo fosse alcançado utilizamos a metodologia em pesquisa de campo onde foram encontradas crianças entre 5 e 6 anos em período escolar, dividindo toda a coleta em etapas. A primeira foi a realização de conversa com os pais das crianças para explicitar a pesquisa, seguida da aplicação do formulário pré-atividades. A segunda etapa foi aplicação das atividades, utilizando meios e métodos lúdicos através do bale clássico, e a terceira etapa foi a aplicação do formulários pós-atividades tendo a comparação do primeiro resultado com o segundo para assim termos as comparações de realidades advindas das ações propostas. Após a realização da análise dos dados de forma geral três determinadas crianças tiveram uma grande melhora das variáveis que foram analisadas, ressaltando que todas as três crianças não tiveram nenhuma falta durante todo o processo. Outras que faltavam 1 ou 2 aulas tiveram o seu rendimento ou estável ou prejudicado. Concluindo que de fato o balé clássico possibilita um auxílio no desenvolvimento psicomotor das crianças na segunda infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Ana. A pratica pedagógica do bale clássico na educação infantil: revelando caminhos, 2010. ARANTES, Aparecida o lúdico como norteador de aprendizagem na educação infantil. Universidade candido mendes Pró-reitoria de planejamento e desenvolvimento Instituto “a vez do mestre”, Goiânia 2009. ASSIS, Maria. Metodologia do trabalho científico. Faculdade do Sertão (UESSBA) Pedagogia, 2013. BARILLI, Daniele; CINTRA, Rosana Carla Gonçalves Gomes. Dança na educação infantil: uma estratégia pedagógica para a educação sustentável. XI congresso nacional de educação, Curitiba 2013. BAUER, Vanessa. Dificuldades na aprendizagem: a dança como auxilio no cotidiano da criança. Universidade regional do noroeste do estado do rio grande do sul – unijui, Santa Rosa 2014. CARVALHO, Lucas Psicomotricidade No Desenvolvimento Motor Das Crianças Na Educação Infantil. Centro Universitário De Brasília – Uniceub, Faculdade De Ciências Da Educação E Saúde – Faces. Trabalho de Conclusão do Curso De Graduação Em Educação Física, Brasília, 2015. CASTILHO, Thaís. Ballet clássico na educação infantil: diálogos entre bakhtin e a sociologia da infância. Revista de artes, Curitiba 2021. CORRÊA, Luís Martins Ana. A prática pedagógica no balé clássico na educação infantil: revelando caminhos, 2010. Disponível em: < https://www.academia.edu/6128767/DIFICULDADE_DE_APRENDIZAGEM_QUE_S%C3%83O_COMO_ENTEND%C3%8A_LAS> Acessado em: 07/09/2022. DUARTE, Simone. Baby class e ballet infantil: atividades práticas para aulas encantadoras. 1º Edição, criciúma Santa Catarina, 2018. DUARTE, Simone. Como ensinar e encantar as crianças pelo ballet. 2º Edição, criciúma Santa Catarina, 2015. FONSECA, J.J.S. Metodologia da Pesquisa Cientifica. Fortaleza: UEC, 2002. Fonseca, Vitor da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem [recurso eletrônico] / Vitor da Fonseca. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2008. FONSECA, Vitor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre; Artes Medicas, 1995. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa, São Paulo: Atlas, 2002. 176p. GOES Anderson, CONCECIO Tiago Psicomotricidade Na Educação Infantil. 45 Instituto Vale Do Cricaré, Faculdade Vale Do Cricaré. Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Educação Física, São Mateus, 2016. KUHMANN JR. Moysés. Educando a infância brasileira. LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de Educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. LDB Lei De Diretrizes e Bases Da Educação Nacional, 1996. MUNHÃO, Marisa. Dança na educação infantil. Curso de Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, 2008. PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª A 4ª SÉRIE), 1997. PEGORER, Maria. Os benefícios do ballet no desenvolvimento da criança, Faculdade UNOPAR, Arapongas 2019. RCNEI, Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Brasília, 1998. SCRIMINI, Elisiane. A Psicomotricidade Para Os Alunos Da Educação Infantil. Monografia De Especialização da Universidade Federal De Santa Maria, Centro De Educação Física E Desportos, Programa De Pós-Graduação Em Educação Física Da Universidade Aberta Do Brasil, Curso De Especialização Em Educação Física Infantil E Anos Iniciais – Modalidade Ead, Serafina Corrêa, RS, Brasil 2015. SILVA, Nayama Keila da. Balé clássico para crianças: Avaliação e intervenção no desenvolvimento motor. 2013. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. SILVEIRA, Claudia. Metodologia da pesquisa. 2a edição - revista e atualizada, Florianópolis, 2011. STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa Qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: bookman, 1998. Disponível em: <https://pagotto.files.wordpress.com/2018/09/pesquisa-qualitativa-tecnicas-e-procedimentos.pdf.>. Acessado em 30/08/2022. TONINI, Andréa Dificuldades de aprendizagem: 4º semestre / [elaboração do conteúdo profa. Andréa Tonini, prof. Reinoldo Marquezan; revisão pedagógica e de estilo profa. Ana Cláudia Pavão Siluk... [et al.]- 1. ed. - Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Pró-Reitoria de Graduação, Centro de Educação, Curso de Graduação a Distância de Educação Especial, 2005.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BALÉ CLÁSSICO E PSICOMOTRICIDADE Uma abordagem na segunda infância na educação infantil.pdfArquivo Principal1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.