DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, José Altemar Lima dos-
dc.date.available2023-07-26-
dc.date.available2023-07-26T20:20:29Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationREIS, José Altemar Lima dos. Gênero textuais pertencentes ao repertório de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola Estadual do município de Manicoré-AM. 2023. 22f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4806-
dc.description.abstractThis article deals with an investigation in the 1st Year of High School class of a public state school in the municipality of Manicoré/AM. The theme chosen is due to the importance of knowledge and practice in teaching methodologies of working with textual genres. Its objective is to understand and guide the readings and knowledge of the textual genres worked in the classroom. For this, a case study of a qualitative nature was carried out through a conversation wheel and interview to collect data for this. In addition, for this research it was necessary to rely on the following theorists: MARCUSCHI (2005, 2006, 2008), (ZILBERMAN, 2001), as precursors of this work (BELLENGER 2004); (KRUNG 2015), (BRASIL, 1998, and (BAKTIN 1992) and others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleGênero textuais pertencentes ao repertório de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola Estadual do município de Manicoré-AMpt_BR
dc.title.alternativeText genres belonging to the repertoire of students in the 1st year of high school at a state school in the municipality of Manicoré-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T20:20:29Z-
dc.creator.ID605322032-91pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Katriana Jacaúna Farias-
dc.contributor.referee1Ferreira, Katriana Jacaúna Farias-
dc.description.resumopresente artigo trata de uma investigação na turma de 1º Ano do Ensino Médio de uma escola estadual pública no município de Manicoré/AM. A temática escolhida se dá pela importância do conhecimento e prática nas metodologias docentes de trabalhar com gêneros textuais. Seu objetivo é compreender e orientar nas leituras e conhecimento dos gêneros textuais trabalhados em sala de aula. Para isso foi realizada um estudo de caso de natureza qualitativa por meio de uma roda de conversa e entrevista para coleta de dados para este. Além disso, para esta pesquisa foi necessário apoiar-se nos seguintes teóricos: MARCUSCHI (2005, 2006, 2008), (ZILBERMAN, 2001), como precursores deste trabalho (BELLENGER 2004); (KRUNG 2015), (BRASIL, 1998, e (BAKTIN 1992) e outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. _________________. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 2002. BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. HOFFNAGEL, Judit Chambliss e DIONÍSIO, Ângela Paiva (Organizadoras). Tradução e Adaptação: HOFFNAGEL, Judit Chambliss. São Paulo: Cortez, 2005. BELLENGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2004. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução. Brasília: MEC/SEF, 1997. KRUG, Flavia Susana. A importância da leitura na formação do leitor. Vol. 10 – Nº 22 - Julho - Dezembro 2015. ISSN: 1809-6220 Disponível em: <http//:www.unisalesiano.edu.br>. Acesso em: 24/11/2018. LINHARES. Mara Coura, LOPES. Elisa Cristina. A leitura no ensino médio: concepções e práticas. Artigo apresentado à Universidade Federal de Viçosa em março de 2007. Disponível em http:// www.pedagogia.ufv.br/. Acessado em 18 de outubro de 2018. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: PAIVA A. D. et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucema, 2005, p. 19-36. ______________________. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. ZILBERMAN, Regina. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 5. Ed. Porto Alegre: Mer Freire, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura).pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.