DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4788
Título: Estratégias didáticas para utilização sustentável da água em escola estadual de ensino fundamental em Manaus - AM
Título(s) alternativo(s): Didactic strategies for sustainable use of water in a state elementary school in Manaus - AM
Autor(es): Vale, Valdinelza Maia
Orientador(es): Liberato, Maria Astrid Rocha
Palavras-chave: Experimentos;Jogos;Ensino de ciências;Experiments;Games;Science teaching
Data do documento: 3-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: VALE, Valdinelza Maia. Estratégias didáticas para utilização sustentável da água em escola estadual de ensino fundamental em Manaus - AM. 2023. 97 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho teve como temática o uso de estratégias didáticas diferenciadas para o ensino do uso sustentável da água, uma vez que o uso dos recursos hídricos vem aumentado de forma exponencial, e em contrapartida o cuidado com a água potável do planeta tem sido cada vez menor. Uma das vertentes utilizadas para colaborar com a mudança de hábito das futuras gerações é a educação ambiental, visto que os alunos do ensino fundamental estão em uma etapa de transição, onde serão adquiridas novas responsabilidades e melhor compreensão da sociedade. Com base nesses dados, foram desenvolvidas três sequências didáticas com estratégias didáticas diferenciadas para alunos do 9º ano de uma escola em Manaus-AM. Participaram desta pesquisa seis turmas do 9º ano, totalizando 183 alunos e foram divididos em dois grupos. Um grupo contemplou três turmas que foram submetidas às sequências didáticas expositivas com estratégias didáticas diferenciadas e enquanto o outro grupo com três turmas foram submetidas somente às sequências didáticas expositivas sem as estratégias didáticas. Objetivou-se fazer um comparativo entre as turmas sujeitas ou não às sequências didáticas com estratégias didáticas diferenciadas e a quanto à aceitação das turmas expostas às estratégias didáticas diferenciadas. Observou-se nos resultados o melhor desempenho, interesse e aceitação pós-aula nas turmas submetidas a jogos e experimentos inseridos nas aulas, demonstrando a eficiência dos recursos didáticos utilizados. Palavras-chave: Experimentos, Jogos, Ensino de ciências.
Abstract: This work had as its theme the use of differentiated didactic strategies for teaching the sustainable use of water, since the use of water resources has increased exponentially, and on the other hand, care for the planet's drinking water has been less and less. One of the aspects used to collaborate with changing the habits of future generations is environmental education, since elementary school students are in a transition stage, where they will acquire new responsibilities and a better understanding of society. Based on these data, three sequential didactics were developed with different didactic strategies for 9th grade students at a school in Manaus-AM. Six 9th grade classes participated in this research, totaling 183 students and were divided into two groups. One group contemplated three classes that were observed to the expositive didactic sequences with differentiated didactic strategies and while the other group with three classes were carried out only to the expository didactic sequences without the didactic strategies. It aimed to make a comparison between the classes submitted or not to the didactic sequences with differentiated didactic strategies and regarding the acceptance of the classes exposed to the differentiated didactic strategies. It is observed in the results the best performance, interest and post-class acceptance in the classes kept to games and experiments inserted in the classes, demonstrating the efficiency of the didactic resources used. Keywords: Experiments, Games, Science teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4788
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.