DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVale, Valdinelza Maia-
dc.date.available2023-07-18T14:53:53Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationVALE, Valdinelza Maia. Estratégias didáticas para utilização sustentável da água em escola estadual de ensino fundamental em Manaus - AM. 2023. 97 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4788-
dc.description.abstractThis work had as its theme the use of differentiated didactic strategies for teaching the sustainable use of water, since the use of water resources has increased exponentially, and on the other hand, care for the planet's drinking water has been less and less. One of the aspects used to collaborate with changing the habits of future generations is environmental education, since elementary school students are in a transition stage, where they will acquire new responsibilities and a better understanding of society. Based on these data, three sequential didactics were developed with different didactic strategies for 9th grade students at a school in Manaus-AM. Six 9th grade classes participated in this research, totaling 183 students and were divided into two groups. One group contemplated three classes that were observed to the expositive didactic sequences with differentiated didactic strategies and while the other group with three classes were carried out only to the expository didactic sequences without the didactic strategies. It aimed to make a comparison between the classes submitted or not to the didactic sequences with differentiated didactic strategies and regarding the acceptance of the classes exposed to the differentiated didactic strategies. It is observed in the results the best performance, interest and post-class acceptance in the classes kept to games and experiments inserted in the classes, demonstrating the efficiency of the didactic resources used. Keywords: Experiments, Games, Science teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectExperimentspt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.titleEstratégias didáticas para utilização sustentável da água em escola estadual de ensino fundamental em Manaus - AMpt_BR
dc.title.alternativeDidactic strategies for sustainable use of water in a state elementary school in Manaus - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-18T14:53:53Z-
dc.contributor.advisor1Liberato, Maria Astrid Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3718324408807560pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Maria Glória Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5775764059714944pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Francisca da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723440880004223pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o uso de estratégias didáticas diferenciadas para o ensino do uso sustentável da água, uma vez que o uso dos recursos hídricos vem aumentado de forma exponencial, e em contrapartida o cuidado com a água potável do planeta tem sido cada vez menor. Uma das vertentes utilizadas para colaborar com a mudança de hábito das futuras gerações é a educação ambiental, visto que os alunos do ensino fundamental estão em uma etapa de transição, onde serão adquiridas novas responsabilidades e melhor compreensão da sociedade. Com base nesses dados, foram desenvolvidas três sequências didáticas com estratégias didáticas diferenciadas para alunos do 9º ano de uma escola em Manaus-AM. Participaram desta pesquisa seis turmas do 9º ano, totalizando 183 alunos e foram divididos em dois grupos. Um grupo contemplou três turmas que foram submetidas às sequências didáticas expositivas com estratégias didáticas diferenciadas e enquanto o outro grupo com três turmas foram submetidas somente às sequências didáticas expositivas sem as estratégias didáticas. Objetivou-se fazer um comparativo entre as turmas sujeitas ou não às sequências didáticas com estratégias didáticas diferenciadas e a quanto à aceitação das turmas expostas às estratégias didáticas diferenciadas. Observou-se nos resultados o melhor desempenho, interesse e aceitação pós-aula nas turmas submetidas a jogos e experimentos inseridos nas aulas, demonstrando a eficiência dos recursos didáticos utilizados. Palavras-chave: Experimentos, Jogos, Ensino de ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANJOS, J. F.; Freire, M. E. A.; Silva, J. F. F. s.; Santos, T. S .S. Utilização de histórias em quadrinhos no ensino de ciências (Física 9° ano). Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_ MD1_SA16_ID2228_25092019122822.pdf>. Acesso em: 23 fev 2023. ARAUJO, M. A. R. Unidades de conservação no Brasil: da república à gestão de classe mundial. Belo Horizonte: SEGRAC, 2007. BICUDO, C.E.de M.; Tundisi, J.G.; Scheuenstuhl, M.C.B. , orgs.B583a. Águas do Brasil: análises estratégicas / Carlos E. de M. Bicudo; José G.Tundisi; Marcos C. BarnsleyScheuenstuhl – São Paulo, Instituto de Botânica, 2010.224 p BRASIL. Ministério do Meio Ambiente/ Água. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/agua.html>. Acesso em: 15 de jun 2019. CARDOSO, F. de C. O uso de atividades práticas no ensino de ciências: na busca de melhores resultados no processo ensino aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação. Curso De Graduação Em Licenciatura De Ciências Biológicas. Lajeado - RS. 2013. CARMARGO, F. A sala de aula inovadora [recurso eletrônico]: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo / Fausto Camargo, Thuinie Daros. Porto Alegre: Penso, 2018. CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 35-48, 2003. Disponível em: <http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2018 CARVALHO, A. C. D. Modalidades didáticas utilizadas pelos professores de Biologia do Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí. In: Congresso Nordestino de Biólogos. Anais... Jataí: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, 2010. p. 27-29 CARVALHO, Isabel C.M. Educação ambiental: A formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004. CAPECHE, Cláudio Lucas. Confecção de um simulador de erosão portátil para fins de educação ambiental — Dados eletrônicos. — Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2009. 31 p. BRITO, B. W. da C. S.; Brito, L. T. S.; Sales, E. de S. Ensino por investigação: uma abordagem didática no ensino de ciências e biologia. Revista Vivências em Ensino de Ciências, Recife, 2ª Edição Especial, v. 2, n. 1, p. 54 - 60. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/vivencias/article/download/238678>. Acesso em: 18 fev 2023. FERNANDES, A. L. T.; Nogueira, M. A. S.; Rabelo, P. V. Escassez e qualidade da água no século. Informe Agropecuário, Belo Horizonte , v 29 , n . 246 , p. 86 - 101 , set./out. 2008. FREITAS, M. A. V. de; Santos, A. H. M. Importância da água e da informação hidrológica. In: FREITAS, M. A. V. de. (Ed.). O estado das águas no Brasil: perspectivas de gestão e informações de recursos hídricos. Brasília, DF: ANEEL/MME/ MMA-SRH/OMM, 1999. p. 13-16. il. GIONGO, Silvana Isabel Schmidt; Follador, Franciele Aní Caovilla. O lúdico como estratégia metodológica no ensino do reino monera. 2016. GUILLARDI, C. R.; Precoma, D. C.; Silva, E. R. Eustresse, distresse e burnout : Um estudo do estresse no ambiente de trabalho. Disponível em <http://www.ceunsp.edu.br/revistas/alumni/revistaalumni/artigos/ed02/ed_02_artigo_ 06.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2022. MARIN, F. A. D. G.; Freitas, N. T. A. Educação ambiental e água: concepções e práticas educativas em escolas municipais. Revista Eletrônica Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 26, número especial 1, p. 234-253, jan. 2015. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2813>. Acesso em: 15 jun. 2019. MARODIN, V. S.; Barba, I. S.; Morais, G. A. Educação Ambiental com os Temas Geradores Lixo e Água e a Confecção de Papel Reciclável Artesanal. In: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2004. Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Belo Horizonte. UFMG, 2004. Disponível em: <https://www.ufmg.br/congrext/Educa/Educa62.pdf>. Acesso em: 15 de jun 2019. MARQUES, R.; Gonzalez , C. E. F.; Xavier, C. R. As dificuldades da inserção e da prática em educação ambiental no currículo escolar. In: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental. 2017. Curitiba. AnaisEletrônicos. Curitiba. EPEA. 2017. Disponível em: <http://www.epea2017.ufpr.br/wp content/uploads/2017/05/140-E4-S13-AS-DIFICULDADES-DA INSER%C3%87%C3%83O-1.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2019 MATA, L.; Guedes, I. C. C.; Souza, E. M.; Vale, E. C. Água:vamos preservar para não faltar a importância da educação ambiental a partir das séries iniciais do ensino fundamental. In: V Encontro de Iniciação a Docência UEPB. 2015. Campina Grande. Anais Eletrônicos. Campina Grande. UEPB, 2015. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/TRABALHO_EV043_ MD1_SA11_ID776_30072015211808.pdf>. Acesso: 15 de jun 2019. MARCONI, M. A.; Lakatos, E. M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2003. MELO, Gutemberg de Pádua. Educação ambiental para professores e outros agentes multiplicadores – João Pessoa: superintendência do IBAMA na Paraíba, 2007. PEREIRA, R. S. Identificação e caracterização das fontes de poluição em sistemas hídricos. Revista Eletrônica de Recursos Hídricos. IPH- UFRGS. v. 1. N. 1. P.. 20-36. 2004. PEREIRA, T. B.; Branco, V. L. R. As estratégias de coping na promoção à saúde mental de pacientes oncológicos: Uma revisão bibliográfica. Revista Psicologia e Saúde, v. 8, n. 1, jan./jun. 2016, p. 24-3. Disponível em: <https://pssaucdb.emnuvens.com.br/pssa/article/view/484/590>. Acesso em 10 fev 2023. REBOUÇAS A. da C. Água no Brasil: abundancia desperdício e escassez.Salvador: Bahia. Análise& Dados. v. 13, 2003. Especial. P. 341-345. Disponível em: <http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/cd17/abundabras.pdf>. Acesso em: 15 de jun 2019. SHIKLOMANOV, I. World freshwater resources, GLEICK, P. H. (Editor), Water in crisis. A guide to the world’ s freshwater resources. Pacific Institute to Studies in Development, Environment and Security, Stockholm Environmental Institute, p. 13-24, 1998. SOUZA, R. W. L. Modalidades e recursos didáticos para o ensino de Biologia. Revista Eletrônica de Biologia, v. 7, n. 2, p. 124-142, 2014. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/reb/article/view/14979/15125>. Acesso em: 03 jun. 2018. SUCUPIRA, I. da S.; Catarino, G. F. de C. Uma sequência didática nas aulas de matemática: frações /Iara da Silva Sucupira; Giselle Faur de Castro Catarino. -1.ed. – Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2017. TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos, SP: Rima, 2003. 248 p. UNESCO. Água para todos, água para a vida. Paris, 2003. 36 p. VICTORINO, C. J. A. Planeta água morrendo de sede : uma visão analítica na metodologia do uso e abuso dos recursos hídricos / Célia Jurema Aito Victorino. – Porto Alegre : EDIPUCRS, 2007. WWF-BRASIL. Cadernos de Educação Ambiental Água para Vida, Água para Todos: Livro das Águas / André de Rider Vieira texto:; Larissa Costa e Samuel Roiphe Barrêto coordenação – Brasília: WWF-Brasil, 2006.pt_BR
dc.subject.cnpqBiologiapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.