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Título: Metodologias ativas em espaços educativos: processos de alfabetização científica em laboratórios móveis do projeto academia stem
Título(s) alternativo(s): Active methodologies in educational spaces: scientific literacy processes in mobile laboratories of the academy stem project
Autor(es): Silva, Andreza Carvalho da
Orientador(es): Almeida, Whasgthon Aguiar de
Palavras-chave: Metodologia ativa;Espaço não-formal;Alfabetização científica;Projeto academia STEM;Active methodology;Non-formal space;Scientific literacy
Data do documento: 4-Ago-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Andreza Carvalho da. Metodologias ativas em espaços educativos: processos de alfabetização científica em laboratórios móveis do projeto academia stem. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este estudo aborda questões referentes às Metodologias Ativas em Espaços Não-Formais como processo de progressão de Alfabetização Científica de acadêmicos do curso de engenharia. Tendo em vista que o mundo se encontra em um momento de transmutações frequentes com fugaz progresso científico e tecnológico, é fundamental a promoção de metodologias de ensino que proporcionem o desenvolvimento de habilidades e competências que os façam gerir essa avalanche que imerge no campo profissional e social, posto que somente conhecimento técnico específico não constitui um engenheiro aprazível para o século XXI, que consegue visualizar as demandas globais. Perante a temática, o objetivo geral da pesquisa é investigar como o desenvolvimento de Metodologias Ativas em Espaços Não-Formais podem contribuir no processo de Alfabetização Científica de educandos do curso de engenharia, bolsistas no Projeto Academia STEM da Universidade do Estado do Amazonas. A metodologia da pesquisa se delineia a partir de uma abordagem qualitativa, seguindo técnicas de observação participante, questionário com perguntas abertas e grupos dialogais. Os resultados permitiram apontar que a metodologia ativa utilizada nos Laboratórios Móveis do Projeto Academia STEM é a Jigsaw que obtêm atividades de leitura, escrita, pesquisa, experiência, ensino, diálogo, dúvida, reflexão, resolução de problemas e planejamento que culminam no desenvolvimento de habilidades e competências que compõe um engenheiro apto a lidar com o campo social e profissional do século XXI, como: criatividade, proatividade, autonomia, responsabilidade, cooperação, interação e versatilidade. Com isso, os acadêmicos participantes do corrente estudo, nos Laboratórios Móveis Itinerantes do Projeto Academia STEM, constroem seu próprio conhecimento, ocasionando na autonomia e Alfabetização Científica, pois os educandos além de utilizar o vocabulário científico, conseguem mobilizar os conceitos técnicos específicos que apreenderam para a sua realidade, dando aplicabilidade em problemáticas do cotidiano. Desse modo, constatamos que as metodologias ativas desenvolvidas nos Laboratórios Móveis do Projeto Academia STEM proporcionam a formação de engenheiros que são mais que técnicos especialistas em determinadas temáticas, mas cidadãos emancipados que conseguem realizar a devida leitura do mundo natural, a partir do conhecimento científico em práticas sociais e profissionais. Palavras – Chave: Metodologia Ativa. Espaço Não-Formal. Alfabetização Científica. Projeto Academia STEM.
Abstract: This study addresses issues related to Active Methodologies in Non-Formal Spaces as a progression process of Scientific Literacy of engineering students. Bearing in mind that the world is in a moment of frequent transmutations with fleeting scientific and technological progress, it is essential to promote teaching methodologies that provide the development of skills and competences that make them manage this avalanche that emerges in the professional and social field. , since only specific technical knowledge does not constitute a pleasant engineer for the 21st century, who can visualize global demands. Given the theme, the general objective of the research is to investigate how the development of Active Methodologies in Non-Formal Spaces can contribute to the process of Scientific Literacy of students of the engineering course, scholarship holders in the Academia STEM Project of the State University of Amazonas. The research methodology is based on a qualitative approach, following participant observation techniques, a questionnaire with open questions and dialogue groups. The results allowed us to point out that the active methodology used in the Mobile Laboratories of the Academia STEM Project is Jigsaw, which obtain reading, writing, research, experience, teaching, dialogue, doubt, reflection, problem solving and planning activities that culminate in the development of skills and skills that make up an engineer able to deal with the social and professional field of the 21st century, such as: creativity, proactivity, autonomy, responsibility, cooperation, interaction and versatility. With this, the academics participating in the current study, in the Itinerant Mobile Laboratories of the STEM Academy Project, build their own knowledge, resulting in autonomy and Scientific Literacy, since the students, in addition to using the scientific vocabulary, are able to mobilize the specific technical concepts they have learned to their reality, giving applicability to everyday problems. In this way, we found that the active methodologies developed in the Mobile Laboratories of the Academia STEM Project provide the training of engineers who are more than technical specialists in certain themes, but emancipated citizens who are able to carry out a proper reading of the natural world, based on scientific knowledge in social and professional practices. Keywords: Active Methodology. Non-Formal Space. Scientific Literacy. Projeto Academia STEM.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4750
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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