DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4748
Title: Desafios da docência no ensino remoto emergencial de música durante a pandemia de 2020: relato de 5 professores em diferentes situações de ensino de música durante o distanciamento social no Brasil
Other Titles: Teaching challenges in emergency remote teaching of music during the 2020 pandemic: report of 5 teachers in different music teaching situations during social distancing in Brazil
Authors: Yoshida, Lissa Megumi
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Bárbara Bianca Carvalho
Keywords: Pandemia;Isolamento Social;Ensino Remoto de Emergência;Tecnologias Virtuais;Social Isolation;Emergency Remote Teaching;Virtual Technologies
Issue Date: 17-Mar-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: YOSHIDA, Lissa Megumi. Desafios da docência no ensino remoto emergencial de música durante a pandemia de 2020: relato de 5 professores em diferentes situações de ensino de música durante o distanciamento social no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho busca-se apresentar os desafios que os docentes enfrentaram na pandemia de 2020, e as possíveis soluções. Aqui se encontram relatos de professores que viveram, na prática, o processo de educação de forma remota durante o isolamento social. Também consta na presente monografia, as definições dos termos como Educação a Distância (EaD) e Ensino Remoto de Emergência (ERE). Inclusive, há uma tabela com as principais ferramentas tecnológicas e suas funcionalidades, bem como links para que o leitor possa ver por si mesmo. Por fim, verificou-se a necessidade de se ter familiaridade com as tecnologias virtuais, para que fosse possível ter um desenvolvimento das aulas mais fluidas, e notou-se também, que de modo geral, os professores obtiveram êxito em implementar o ensino remoto de emergência. Pretende-se, portanto, incentivar o máximo possível de educadores musicais a relatar suas experiências no ambiente virtual de ensino.
Abstract: In this work we seek to present the challenges that teachers faced in the 2020 pandemic, and the possible solutions. Here are reports from teachers who have experienced, in practice, the education process remotely during the social isolation. There are also included in this monograph, definitions of terms such as Distance Education (DE) and Emergency Remote Education (ERE). There is even a chart with the main technological tools and their functions, as well as links for the lector to see for himself. At last, there was verified the necessity of having familiarity with virtual technologies, so that it would be possible to have a more fluid development of the classes, and noticed too, that in an overall level, the teachers were successful in implementing emergency remote teaching. Therefore, it is intended to encourage as many music educators as possible to report their experiences in the virtual teaching environment.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4748
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE MÚSICA DURANTE A PANDEMIA DE 2020.pdfarquivo principal467,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.