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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Samara de Vasconcelos-
dc.date.available2023-06-12-
dc.date.available2023-07-17T13:46:47Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationBEZERRA, Samara de Vasconcelos. As dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita em uma escola do ensino fundamental II na rede pública do município de Manicoré AM. 2023. 17f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4733-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to analyze the main factors that have made reading and writing difficult for students in the 6th year of elementary school II at a public school in the city of Manicoré/AM. The justification is given by the fact that many teachers face challenges with their students regarding difficulties related to reading and writing. As a methodology, field research and bibliographic review were used, whose nature of the research is qualitative. As a theoretical basis, studies by Ângela Kleiman (1995;2005); Emília Ferreiro (1997); Isabel Solé (1998); Maria Helena Martins (1982) and Paulo Freire (1983).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDificuldadept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleAs dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita em uma escola do ensino fundamental II na rede pública do município de ManicoréAMpt_BR
dc.title.alternativeLearning difficulties in reading and writing in an elementary school II in the public network of the municipality of ManicoréAMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T13:46:47Z-
dc.creator.ID049211162-61pt_BR
dc.contributor.advisor1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por finalidade analisar os principais fatores que têm dificultado a leitura e a escrita de estudantes do 6º ano do ensino fundamental II de uma escola pública do município de Manicoré/AM. A justificativa dá-se pelo fato de que muitos professores enfrentam desafios com seus alunos no que diz respeito as dificuldades relacionadas a leitura e escrita. Como metodologia foram utilizadas a pesquisa de campo e revisão bibliográfica, cuja natureza da pesquisa é qualitativa. Como base teórica utilizou-se os estudos de Ângela Kleiman (1995;2005); Emília Ferreiro (1997); Isabel Solé (1998); Maria Helena Martins (1982) e Paulo Freire (1983).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBENCINI, Roberta. Todas as leituras. Nova escola, Brasília: v. 21, n. 194, ago.2006. BEZERRA, S.M, LIMA, M. S e SOUSA, L. Q. As dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no ensino fundamental e o seu contexto escolar.Dis.em:https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_socorrimha_0.pdf. Acesso em 02.11.2022. CÂNDIDO, Edilde da Conceição. Psicopedagogia para a dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental. Especialização em Psicopedagogia. Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro: RJ. 2013. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/T208833.pdf. Acesso em: 01.11.2022. CIASCA, S.M. Distúrbio de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2003. FERREIRO, Emília. Com todas as letras, Cortes. 1997. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1983. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. KLEIMAN, Â. Texto e leitor. Aspecto cognitivo da leitura. Campinas: Pontes, 2000. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. 5. reimp. São Paulo: Atlas, 2007. LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1982. Disponível em: O Que É Leitura - Maria Helena Martins | PDF | Alfabetização Aprendizado (scribd.com). Acesso em 08.12.2022 MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MOURA, Suzana Paula Pedreira Tavares de. A dislexia e os desafios pedagógicos. Especialização em Orientação Educacional e Pedagógica. Universidade Cândido Mendes. Niterói: RJ. 2013. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N205864.pdf. Acesso em: 01.11.2022. PILLETI, Nelson. História da educação no Brasil. São Paulo: Ática S.A, 1994. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico /– 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. ROSA, José Almerindo. et al. Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Manaus: UEA/PROFORMAR, 2006. SILVA, J. Q. G.; ASSIS, J. A; LOPES, M. A. P. T. Letramento, gênero e discurso: cenas de conversa(s) com Maul Matencio. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2013. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura e de escrita. Porto Alegre: Artmed,1998. VAUGHN E BOS, Conselho Federal de Psicologia. (Brasil). Edital CFP n° 2 de 6/11/2003 - Processo de Avaliação dos Testes Psicológicos. Disponível em http://pol.org.br/arquivos_pdf/edital_efp_n2.pdf ZILBERMAMN, R. (org.). A leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2006.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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