DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4731
Título: A produção de texto a partir da inclusão de paródia nas salas de aula no ensino de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Text production based on the inclusion of parody in Portuguese language teaching classrooms
Autor(es): Vieira, Mônica de França
Orientador(es): Ferreira, Katriana Jacaúna Farias
Palavras-chave: Paródia;Ensino Aprendizagem;Produção Textual
Data do documento: 2-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: VIEIRA, Mônica de França. A produção de texto a partir da inclusão de paródia nas salas de aula no ensino de língua portuguesa. 2023. 19f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
Resumo: O trabalho apresentado analisa a perspectiva dos estudos da produção textual em sala de aula com os alunos do ensino médio da Escola Estadual no município de Manicoré. A Metodologia é compreendida como um processo que consiste em estudar, compreender e avaliar os vários métodos disponíveis para a realização de uma pesquisa acadêmica. Através de ferramentas que contribuíram com o desenvolvimento do trabalho, dentre as quais estão exposição oral em sala de aula sobre o tema, aplicação de questionário aos alunos e por fim criação de paródia, realizou-se um breve comentário sobre assuntos relacionados a temática, de forma que este tem por finalidade apresentar dois tópicos de grande relevância para a abordagem do estudo, embasado em obras que defendem o assunto, sendo eles: Paródia no ensino aprendizagem e a importância da escrita e produção textual bem como para que serve o gênero textual. Após análise da proposta apresentada aos alunos e dos trabalhos que produziram, a partir das orientações, se observou que se empenharam em desenvolver paródias e demonstraram interesse a respeito da temática. Sendo assim, conclui-se que, esta metodologia poderá contribuir de forma objetiva com a prática da leitura e da escrita nas escolas, de acordo com teóricos (BARBOSA, 2014; COSTA et al, 2019).
Abstract: The work presented analyzes the perspective of studies of textual production in the classroom with high school students from the State School in the municipality of Manicoré. Methodology is understood as a process that consists of studying, understanding and evaluating the various methods available for carrying out academic research. Through tools that contributed to the development of the work, among which are oral exposition in the classroom on the subject, application of a questionnaire to the students and, finally, the creation of a parody, a brief comment was made on subjects related to the theme, in order to so this aims to present two topics of great relevance to the study approach, based on works that defend the subject, namely: Parody in teaching and learning and the importance of writing and textual production as well as what the textual genre is for. After analyzing the proposal presented to the students and the work they produced, based on the guidelines, it was observed that they committed themselves to developing parodies and showed interest in the subject. Therefore, it is concluded that this methodology can objectively contribute to the practice of reading and writing in schools, according to theorists (BARBOSA, 2014; COSTA et al, 2019).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4731
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A produção de texto a partir da inclusão de paródia nas salas de aula no ensino de língua portuguesa.pdf438,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.