DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Mônica de França-
dc.date.available2023-06-12-
dc.date.available2023-07-17T13:42:42Z-
dc.date.issued2023-03-02-
dc.identifier.citationVIEIRA, Mônica de França. A produção de texto a partir da inclusão de paródia nas salas de aula no ensino de língua portuguesa. 2023. 19f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4731-
dc.description.abstractThe work presented analyzes the perspective of studies of textual production in the classroom with high school students from the State School in the municipality of Manicoré. Methodology is understood as a process that consists of studying, understanding and evaluating the various methods available for carrying out academic research. Through tools that contributed to the development of the work, among which are oral exposition in the classroom on the subject, application of a questionnaire to the students and, finally, the creation of a parody, a brief comment was made on subjects related to the theme, in order to so this aims to present two topics of great relevance to the study approach, based on works that defend the subject, namely: Parody in teaching and learning and the importance of writing and textual production as well as what the textual genre is for. After analyzing the proposal presented to the students and the work they produced, based on the guidelines, it was observed that they committed themselves to developing parodies and showed interest in the subject. Therefore, it is concluded that this methodology can objectively contribute to the practice of reading and writing in schools, according to theorists (BARBOSA, 2014; COSTA et al, 2019).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParódiapt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.titleA produção de texto a partir da inclusão de paródia nas salas de aula no ensino de língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeText production based on the inclusion of parody in Portuguese language teaching classroomspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T13:42:42Z-
dc.creator.ID00219884200pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Katriana Jacaúna Farias-
dc.contributor.referee1Ferreira, Katriana Jacaúna Farias-
dc.description.resumoO trabalho apresentado analisa a perspectiva dos estudos da produção textual em sala de aula com os alunos do ensino médio da Escola Estadual no município de Manicoré. A Metodologia é compreendida como um processo que consiste em estudar, compreender e avaliar os vários métodos disponíveis para a realização de uma pesquisa acadêmica. Através de ferramentas que contribuíram com o desenvolvimento do trabalho, dentre as quais estão exposição oral em sala de aula sobre o tema, aplicação de questionário aos alunos e por fim criação de paródia, realizou-se um breve comentário sobre assuntos relacionados a temática, de forma que este tem por finalidade apresentar dois tópicos de grande relevância para a abordagem do estudo, embasado em obras que defendem o assunto, sendo eles: Paródia no ensino aprendizagem e a importância da escrita e produção textual bem como para que serve o gênero textual. Após análise da proposta apresentada aos alunos e dos trabalhos que produziram, a partir das orientações, se observou que se empenharam em desenvolver paródias e demonstraram interesse a respeito da temática. Sendo assim, conclui-se que, esta metodologia poderá contribuir de forma objetiva com a prática da leitura e da escrita nas escolas, de acordo com teóricos (BARBOSA, 2014; COSTA et al, 2019).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARBOSA, ALESSANDRA CARVALHO. Gêneros Textuais em Sala de Sula: A Relevância da Paródia na Educação Básica no Ensino de Língua Portuguesa. João Pessoa, 2014. BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. CHIAPPINI, Ligia (Coord.). Aprender e ensinar com texto. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. COSTA, Letícia Leite. SILVA, Rosemarya Valencia Silva. COSTA, Luan Leite. OLVEIRA, Luana Duarte. A Paródia Musical como Estratégia de Ensino e Aprendizagem no Ensino de Anatomia: Percepção dos Alunos de Uma Escola de Cuité - PB. Cuité - PB, 2019. FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013. 17 KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. - 3. ed., 3ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2010. LIBÂNEO, José Carlos. Os métodos de ensino. São Paulo: Cortez, 1994. LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. In.: KARWOSKI, Acir Mário. GAYDECSKA, Beatriz. BRITO, Karim Siebeneicher (organização); Luiz Antônio Marcuschi... [et al.]. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. MACHADO, LUIZ ANDRÉ ROSPA. A Paródia como objeto de aprendizagem: Porto Alegre, 2015. PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino. A questão do texto. In: VIEIRA, Sílvia Rodrigues; BRANDÃO, Sílvia Figueiredo. (Orgs.) Ensino de Gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2010, p. 239-258. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. SANTOS, Jucenilton Alves dos, GUSMÃO, Maria Aparecida Pacheco. A Paródia como gênero textual em um olhar discursivo Bakhtiniano: Uma relação de intertextualidade. v. 3, n º 1, Cajazeiras-Paraíba, 2018. SIMÕES, Alan Caldas. O gênero paródia em aulas de Língua Portuguesa: Uma abordagem criativa entre letras e música v. 2, nº 1. Uberlândia: EDUFU,2012. ISSN 2237-8758. VIEIRA. Carla Gisele de Freitas. Musicalizando o Ensino de Ciências: a Paródia no Processo Ensino-Aprendizagem por Intermédio do Google Sala de Aula. Dois Vizinhos, PR-2020.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A produção de texto a partir da inclusão de paródia nas salas de aula no ensino de língua portuguesa.pdf438,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.