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Título: Uma revisão sistemática sobre os desafios da abordagem do Cálculo diferencial e integral
Título(s) alternativo(s): A systematic review on the challenges of approaching Differential and Integral Calculus.
Autor(es): Carvalho, Josimauro Borges de
Palavras-chave: Educação;Education;Cálculo;Calculation;Aprendizagem.;Apprenticeship
Data do documento: 9-Mai-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Ao iniciar o processo de desenvolvimento de ensino aprendizagem nos anos iniciais da graduação busca-se compreender e conhecer quais metodologias e práticas são capazes de fomentar a práxis educacional direcionada à evolução matemática junto os alunos. Ensinar matemática por meio da resolução de problemas não quer dizer, simplesmente, apresentar um problema e esperar que a magia aconteça. O professor é integralmente responsável pela criação e manutenção de um ambiente matemático motivador em que a aula deve ocorrer. Partindo desta percepção, o ensino do cálculo, mais precisamente, as derivadas e integrais, visa relacionar funções e números, determinando termos desconhecidos, transformando-os em uma verdade que parece causar dificuldades aos alunos. Nesse sentido, afirma-se que o objetivo geral do presente estudo é analisar os principais desafios relacionados à abordagem do pensamento do cálculo diferencial e integral nos anos iniciais da graduação nos cursos de Matemática e Física. A metodologia utilizada na elaboração desta pesquisa é a revisão bibliográfica construída através da análise de artigos científicos publicados e selecionados por meio das bases de dados Google Acadêmico e SciELO, obedecendo ao recorte temporal que se refere ao tema. Verificou-se que diante desta concepção através da disciplina de Cálculo percebe-se a necessidade de ressaltar o desenvolvimento do processo de aprendizagem das derivadas e integrais. A aprendizagem do cálculo, vislumbra-se a necessidade de concepção de organizar objetivos da aprendizagem a partir dos anos iniciais na graduação
Abstract: When starting the teaching-learning development process in the initial years of adoption, the aim is to understand and know which methodologies and practices are capable of fostering educational praxis focused on mathematical evolution together with students. Teaching mathematics through problem solving is not simply about presenting a problem and waiting for magic to happen. The teacher is fully responsible for creating and maintaining a motivated mathematical environment in which the lesson should take place. Based on this perception, the teaching of calculus, more precisely, derivatives and integrals, aims to relate functions and numbers, determining unknown terms, inviting them in a truth that seems to cause difficulties for students. In this sense, it is stated that the general objective of the present study is to analyze the main challenges related to the approach to thinking about differential and integral calculus in the initial years of introduction in Mathematics and Physics courses. The methodology used in the elaboration of this research is a bibliographic review built through the analysis of scientific articles published and selected
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4675
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