DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4674
Título: A motivação de alunos relacionada aos objetivos propostos para a leitura em sala de aula na 3ª série do ensino médio de uma escola pública do Município de Manicoré
Título(s) alternativo(s): The motivation of students related to the proposed objectives for reading in the classroom in the 3rd year of high school in a public school in the city of Manicoré
Autor(es): Bentes, Vitória Rosas
Orientador(es): Ferreira, Katriana Jacaúna Farias
Palavras-chave: Leitura;Motivação;Objetivos
Data do documento: 30-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BENTES, Vitória Rosas. A motivação de alunos relacionada aos objetivos propostos para a leitura em sala de aula na 3ª série do ensino médio de uma escola pública do Município de Manicoré. 2023. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação acerca da motivação de alunos relacionada aos objetivos propostos em sala de aula, onde foi feita uma pesquisa acerca da temática e as influências no meio escolar. Para Solé (1998) existem objetivos para a realização da leitura, e cada um atende aquilo que os leitores necessitam aprender em situações e momentos diversos. Em razão disso, é importante examinar se os objetivos de leitura são trabalhados e considerados no contexto de ensino da instituição escolar. O estudo foi realizado com uma turma de 3ª série de uma escola pública no município de Manicoré. O estudo é de abordagem qualitativa, os sujeitos da pesquisa são uma turma de 21 alunos do ensino médio, o levantamento de dados foi feito através de questões objetivas, entregues em questionários. Desta maneira, o estudo concluiu que há objetivos de leitura, além disso, analisou-se ainda outros fatores relacionados à motivação para a leitura.
Abstract: This article presents an investigation about the motivation of students related to the proposed objectives in the classroom, where research was carried out on the theme and influences in the school environment. For Solé (1998) there are objectives for reading, and each one meets what readers need to learn in different situations and moments. For this reason, it is important to examine whether the reading objectives are worked on and considered in the teaching context of the school institution. The study was carried out with a 3rd grade class from a public school in the municipality of Manicoré. The study has a qualitative approach, the research subjects are a group of 21 high school students, the data collection was done through objective questions, delivered in questionnaires. In this way, the study concluded that there are reading objectives, in addition, other factors related to motivation for reading were analyzed.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4674
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.