DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4674
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBentes, Vitória Rosas-
dc.date.available2023-05-04-
dc.date.available2023-05-10T18:45:17Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.citationBENTES, Vitória Rosas. A motivação de alunos relacionada aos objetivos propostos para a leitura em sala de aula na 3ª série do ensino médio de uma escola pública do Município de Manicoré. 2023. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4674-
dc.description.abstractThis article presents an investigation about the motivation of students related to the proposed objectives in the classroom, where research was carried out on the theme and influences in the school environment. For Solé (1998) there are objectives for reading, and each one meets what readers need to learn in different situations and moments. For this reason, it is important to examine whether the reading objectives are worked on and considered in the teaching context of the school institution. The study was carried out with a 3rd grade class from a public school in the municipality of Manicoré. The study has a qualitative approach, the research subjects are a group of 21 high school students, the data collection was done through objective questions, delivered in questionnaires. In this way, the study concluded that there are reading objectives, in addition, other factors related to motivation for reading were analyzed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectObjetivospt_BR
dc.titleA motivação de alunos relacionada aos objetivos propostos para a leitura em sala de aula na 3ª série do ensino médio de uma escola pública do Município de Manicorépt_BR
dc.title.alternativeThe motivation of students related to the proposed objectives for reading in the classroom in the 3rd year of high school in a public school in the city of Manicorépt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T18:45:17Z-
dc.contributor.advisor1Ferreira, Katriana Jacaúna Farias-
dc.contributor.referee1Ferreira, Katriana Jacaúna Farias-
dc.creator.Lattes04284571265pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma investigação acerca da motivação de alunos relacionada aos objetivos propostos em sala de aula, onde foi feita uma pesquisa acerca da temática e as influências no meio escolar. Para Solé (1998) existem objetivos para a realização da leitura, e cada um atende aquilo que os leitores necessitam aprender em situações e momentos diversos. Em razão disso, é importante examinar se os objetivos de leitura são trabalhados e considerados no contexto de ensino da instituição escolar. O estudo foi realizado com uma turma de 3ª série de uma escola pública no município de Manicoré. O estudo é de abordagem qualitativa, os sujeitos da pesquisa são uma turma de 21 alunos do ensino médio, o levantamento de dados foi feito através de questões objetivas, entregues em questionários. Desta maneira, o estudo concluiu que há objetivos de leitura, além disso, analisou-se ainda outros fatores relacionados à motivação para a leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2008. CAMARGO, Carmen Aparecida Cardoso Maia, CAMARGO, Marcio Antonio Ferreira, SOUZA, Virginia de Oliveira. A importância da Motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, v. 16, n. 3. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.598-606.1284. Acesso: 21/09/2022 às 12:23:09. COSSON, Rildo. Letramento Literário- teoria e prática. São Paulo: contexto; 2006. KOCH, Ingedore V. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. 2ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2008. PAIVA, M.O.A. e LOURENÇO, A.A. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciênc. cogn. vol.15 no.2 Rio de Janeiro ago. 2010. Disponível em: http://www.ciênciaecognicao.org.br. Acesso: 23/01/23 às 20:08:21. PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de .Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http:www.feevale.br/editora. Acesso: 15/09/2022 às 09: 45: 05. RIBEIRO, Filomena. Motivação e aprendizagem em contexto escolar. PROFFORMA - N 03- Junho 2011. Disponível em: http//cefopna.edu.pt/revista_03/pdf_0311/es_05_03.pdf. Acesso em 22/11/2022. SETTE, Catarina Possente; Alves Gisele. Motivação para aprender [livro eletrônico]:as atuais contribuições da ciência: volume 1. São Paulo, SP: Instituto Ayrton Senna, 2021. PDF. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br. Acesso em 15/ 01/2023 às 13:09:04 SILVA, Gerusa Barbosa da. O papel da motivação para aprendizagem escolar. Universidaade Estadual da Paraíba, Pró- Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância,2013. Disponível em http//dspace.bc.uepb.edu.br. Pdf.Acesso em : 15/01/2023 SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling - 6.ed. - Porto Alegre: Artmed, 1998. TAPIA, Jesús Alonso, FITA, Enrique Caturla. A motivação em sala de aula: o que é e como faz.;tradução :Sandra Garcia- 11. ed- São Paulo: Edições Loyola, 2015.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.