DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4672
Titel: A literatura infanto-juvenil na formação de leitores no 9º ano do ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré
Sonstige Titel: Children's literature in the formation of readers in the 9th year of elementary school II in a public school in the municipality of Manicoré
Autor(en): Soares, Renê Ramon Izel
metadata.dc.contributor.advisor1: Sicsú, Delma Pacheco
Stichwörter: Leitura;Literatura Infanto Juvenil;Formação de Leitires
Erscheinungsdatum: 3-Mär-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: SOARES,Renê Ramon Izel. A literatura infanto-juvenil na formação de leitores no 9º ano do ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré. 2023. 15f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre uma pesquisa que partiu das seguintes inquietações “Como pensar a leitura como experiência socialmente significativa para a formação dos alunos como leitores a partir da literatura infantojuvenil? Por que há tantos alunos com dificuldades de leitura? Por que os professores não usam a literatura infantojuvenil em suas práticas pedagógicas voltada para o desenvolvimento da leitura? Como a literatura infantojuvenil pode contribuir na formação de leitores no ensino fundamental II? A pesquisa também, teve como objetivo investigar a literatura Infantojuvenil como instrumento na formação de leitores no ensino fundamental II. A opção de metodologia foi uma pesquisa de campo que teve como procedimento e estratégia o levantamento bibliográfico e aplicação de questionário. O estudo nos mostrou que a literatura infantojuvenil precisa ganhar lugar de destaque em sala de aula, visto que ainda são realizadas pela maioria metodologias que muitas vezes ignoram a participação do aluno. Com tais atitudes fica explícito que dificultará a formação de alunos leitores.
Zusammenfassung: This article presents reflections on a research that started from the following concerns “How to think of reading as a socially significant experience for the formation of students as readers from children's literature? Why are so many students struggling with reading? Why don't teachers use children's literature in their pedagogical practices aimed at developing reading? How can children's literature contribute to the formation of readers in elementary school II? The research also aimed to investigate children's and youth literature as an instrument in the formation of readers in elementary school II. The methodology option was a field research that had as procedure and strategy the bibliographic survey and questionnaire application. The study showed us that children's literature needs to gain a prominent place in the classroom, since most methodologies that often ignore student participation are still carried out. With such attitudes it is clear that it will make it difficult for students to become readers.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4672
Enthalten in den Sammlungen:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.