Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4672
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Renê Ramon Izel | - |
dc.date.available | 2023-05-04 | - |
dc.date.available | 2023-05-10T18:39:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
dc.identifier.citation | SOARES,Renê Ramon Izel. A literatura infanto-juvenil na formação de leitores no 9º ano do ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré. 2023. 15f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4672 | - |
dc.description.abstract | This article presents reflections on a research that started from the following concerns “How to think of reading as a socially significant experience for the formation of students as readers from children's literature? Why are so many students struggling with reading? Why don't teachers use children's literature in their pedagogical practices aimed at developing reading? How can children's literature contribute to the formation of readers in elementary school II? The research also aimed to investigate children's and youth literature as an instrument in the formation of readers in elementary school II. The methodology option was a field research that had as procedure and strategy the bibliographic survey and questionnaire application. The study showed us that children's literature needs to gain a prominent place in the classroom, since most methodologies that often ignore student participation are still carried out. With such attitudes it is clear that it will make it difficult for students to become readers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infanto Juvenil | pt_BR |
dc.subject | Formação de Leitires | pt_BR |
dc.title | A literatura infanto-juvenil na formação de leitores no 9º ano do ensino fundamental II em uma escola pública do município de Manicoré | pt_BR |
dc.title.alternative | Children's literature in the formation of readers in the 9th year of elementary school II in a public school in the municipality of Manicoré | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T18:39:25Z | - |
dc.creator.ID | 004178672-63 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sicsú, Delma Pacheco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6349998977516397 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sicsú, Delma Pacheco | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6349998977516397 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta reflexões sobre uma pesquisa que partiu das seguintes inquietações “Como pensar a leitura como experiência socialmente significativa para a formação dos alunos como leitores a partir da literatura infantojuvenil? Por que há tantos alunos com dificuldades de leitura? Por que os professores não usam a literatura infantojuvenil em suas práticas pedagógicas voltada para o desenvolvimento da leitura? Como a literatura infantojuvenil pode contribuir na formação de leitores no ensino fundamental II? A pesquisa também, teve como objetivo investigar a literatura Infantojuvenil como instrumento na formação de leitores no ensino fundamental II. A opção de metodologia foi uma pesquisa de campo que teve como procedimento e estratégia o levantamento bibliográfico e aplicação de questionário. O estudo nos mostrou que a literatura infantojuvenil precisa ganhar lugar de destaque em sala de aula, visto que ainda são realizadas pela maioria metodologias que muitas vezes ignoram a participação do aluno. Com tais atitudes fica explícito que dificultará a formação de alunos leitores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ALBUQUERQUE Eliana Borges Correia; LEAL Telma Ferraz. Literatura e Formação de leitores na escola. In PAIVA, Aparecida. (coord). Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010. BISSOLI, Michele de Freitas e CHAGAS, Liliane Maria de MOURA. Infância e Leitura: Formação da criança leitora e produtora de texto. Manaus: Valer, 2012. BRASIL. MEC, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ministério da Educação, Brasília, 1997. CIASCA, S.M. Distúrbio de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2003. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1984. FRTIZEN, Celdon. O lugar do cânone no letramento literário. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO, 30., 2007, Caxambu: Anped, 2007. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003. LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura. 19. ed. São Paulo, Brasiliense, 1994. MARTINS, Milena Ribeiro; SILVA, Márcia Cabral da. Experiência de leitura no contexto escolar: Coleção Explorando o ensino: Literatura. Vol.20. Brasília, 2010. MEIHY, José Carlos Sebe B. Manual de história oral. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005. ZAPPONE, M. H. Y. Modelos de letramento literário e ensino da literatura: problemas e perspectivas. Teoria e Prática da Educação, v. 03, p. 47-62, 2007. ZIILBERMAN. “Para o leitor, ao sabor do texto”. In: Tipos de textos, modos de leitura. Graça Paulino... [et. al.]. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A importância das metodologias ativas - sala invertida e gamificação ultilizadas no ensino de Língua Portuguesa voltadas para produção textual.pdf | 588,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.