DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4671
Título: A importância das metodologias ativas: sala invertida e gamificação ultilizadas no ensino de Língua Portuguesa voltadas para produção textual
Título(s) alternativo(s): The importance of active methodologies: inverted classroom and gamification used in Portuguese language teaching aimed at textual production
Autor(es): Rodrigues, Munick Marques
Orientador(es): Lima, Maria Francisca M. de
Palavras-chave: Língua Portuguesa;Produção Textual;Metodologias Ativas;Gamificação e Sala Invertida
Data do documento: 5-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: RODRIGUES, Munick Marques. A importância das metodologias ativas - sala invertida e gamificação ultilizadas no ensino de Língua Portuguesa voltadas para produção textual. 2023. 15f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
Resumo: As metodologias ativas estão sendo aplicadas cada vez mais nas escolas, pois viabilizam meios para que os discentes possam compreender o conteúdo proposto e identificar nele as características dos assuntos abordados em sala de aula por meio da didática aplicada por cada docente. Além disso, deve-se levar em conta que a educação formal está passando por mudanças cuja finalidade é estender ao público discente técnicas de ensino que possam atender as expectativas enquanto aprendizes. Todavia, faz-se necessário que educadores da contemporaneidade utilizem mais as metodologias ativas em sala de aula, a fim de expor conteúdos que possam ser assimilados com clareza e para que se tenha entendimento do material de estudo utilizados no ensino da língua portuguesa utilizados na produção textual, principalmente através do uso de metodologias ativas. Portanto, este artigo tem por objetivo, avaliar se as metodologias ativas utilizadas no ensino da língua portuguesa estão ou não contribuindo para o desenvolvimento da produção textual de alunas em uma Escola Estadual do Ensino Fundamental no Município de Manicoré – AM. Pensando nisso, trabalharemos a importância das metodologias ativas de gamificação e sala invertida aplicadas no ensino da língua portuguesa voltada para a produção textual com objetivo de trabalharmos a escrita, a oralidade e a construção de textos coerentes, que sejam lidos com mais clareza e percepção de mundo. Como base teórica utilizou-se os estudos de Mattar (2017), Borges (2018) e Barbosa et al Wolfgramm (2021), Kaufman (1995) e Reis (2009).
Abstract: Active methodologies are being applied more and more in schools, as they provide means for students to understand the proposed content and identify in it the characteristics of the subjects addressed in the classroom through the didactics applied by each teacher. In addition, it should be taken into account that formal education is undergoing changes whose purpose is to extend to the student public teaching techniques that can meet expectations as learners. However, it is necessary for contemporary educators to use more active methodologies in the classroom, in order to expose contents that can be assimilated with clarity and so that there is an understanding of the study material used in the teaching of the Portuguese language used in the production text, mainly through the use of active methodologies. Therefore, this article aims to evaluate whether or not the active methodologies used in teaching the Portuguese language are contributing to the development of the textual production of students at a State Elementary School in the Municipality of Manicoré - AM. With that in mind, we will work on the importance of active gamification and inverted classroom methodologies applied in Portuguese language teaching focused on textual production in order to work on writing, orality and the construction of coherent texts, which are read with more clarity and perception of world. As a theoretical basis, studies by Mattar (2017), Borges (2018) and Barbosa et al Wolfgramm (2021), Kaufman (1995) and Reis (2009) were used.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4671
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.