DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Munick Marques-
dc.date.available2023-05-08-
dc.date.available2023-05-10T18:37:31Z-
dc.date.issued2023-03-05-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Munick Marques. A importância das metodologias ativas - sala invertida e gamificação ultilizadas no ensino de Língua Portuguesa voltadas para produção textual. 2023. 15f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4671-
dc.description.abstractActive methodologies are being applied more and more in schools, as they provide means for students to understand the proposed content and identify in it the characteristics of the subjects addressed in the classroom through the didactics applied by each teacher. In addition, it should be taken into account that formal education is undergoing changes whose purpose is to extend to the student public teaching techniques that can meet expectations as learners. However, it is necessary for contemporary educators to use more active methodologies in the classroom, in order to expose contents that can be assimilated with clarity and so that there is an understanding of the study material used in the teaching of the Portuguese language used in the production text, mainly through the use of active methodologies. Therefore, this article aims to evaluate whether or not the active methodologies used in teaching the Portuguese language are contributing to the development of the textual production of students at a State Elementary School in the Municipality of Manicoré - AM. With that in mind, we will work on the importance of active gamification and inverted classroom methodologies applied in Portuguese language teaching focused on textual production in order to work on writing, orality and the construction of coherent texts, which are read with more clarity and perception of world. As a theoretical basis, studies by Mattar (2017), Borges (2018) and Barbosa et al Wolfgramm (2021), Kaufman (1995) and Reis (2009) were used.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectGamificação e Sala Invertidapt_BR
dc.titleA importância das metodologias ativas: sala invertida e gamificação ultilizadas no ensino de Língua Portuguesa voltadas para produção textualpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of active methodologies: inverted classroom and gamification used in Portuguese language teaching aimed at textual productionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T18:37:31Z-
dc.creator.ID947100072-68pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Francisca M. de-
dc.contributor.referee1Lima, Maris Francisca M. de-
dc.description.resumoAs metodologias ativas estão sendo aplicadas cada vez mais nas escolas, pois viabilizam meios para que os discentes possam compreender o conteúdo proposto e identificar nele as características dos assuntos abordados em sala de aula por meio da didática aplicada por cada docente. Além disso, deve-se levar em conta que a educação formal está passando por mudanças cuja finalidade é estender ao público discente técnicas de ensino que possam atender as expectativas enquanto aprendizes. Todavia, faz-se necessário que educadores da contemporaneidade utilizem mais as metodologias ativas em sala de aula, a fim de expor conteúdos que possam ser assimilados com clareza e para que se tenha entendimento do material de estudo utilizados no ensino da língua portuguesa utilizados na produção textual, principalmente através do uso de metodologias ativas. Portanto, este artigo tem por objetivo, avaliar se as metodologias ativas utilizadas no ensino da língua portuguesa estão ou não contribuindo para o desenvolvimento da produção textual de alunas em uma Escola Estadual do Ensino Fundamental no Município de Manicoré – AM. Pensando nisso, trabalharemos a importância das metodologias ativas de gamificação e sala invertida aplicadas no ensino da língua portuguesa voltada para a produção textual com objetivo de trabalharmos a escrita, a oralidade e a construção de textos coerentes, que sejam lidos com mais clareza e percepção de mundo. Como base teórica utilizou-se os estudos de Mattar (2017), Borges (2018) e Barbosa et al Wolfgramm (2021), Kaufman (1995) e Reis (2009).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBACICH, Lilian. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática [recurso eletrônico] /Organizadores – Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB. BARBOSA, Gilseli Aparecida Cortelette; WOLFGRAMM, Patrícia de Oliveira Santos. A gamificação no contexto das metodologias ativas para o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental II. 2021. Consultado no site: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1649 BORGES, Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior. (Coord.). Curitiba: Editora IFPR, 2018. FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Editora Paz e Terra LTDA. Av. Rio Branco, 156 – 12º andar. Rio de Janeiro. 1967. KAUFMAN, Ana Maria. Escola, leitura e produção de textos. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, analise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MATTAR, João. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. 1ª edição. São Paulo. Artesanato Educacional, 2017 (coleção tecnologia e educação) 2017. REIS, Rosângela Ribeiro. O processo de alfabetização e letramento em relação aos distúrbios de aprendizagem. Faculdade Católica de Anápolis. 2009. Consultado no site: https://www.catolicadeanapolis.edu.br/biblioteca/wp-content/uploads/2019 SANTOS, Eliane Marques dos (Org.). Metodologia ativa, tecnologias digitais e a BNCC: uma prática no ensino infantil e fundamental [recurso eletrônico] - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021. SENA, Odenildo. A engenharia do texto: Um caminho rumo a prática da boa redação. 4ª edição. Manaus: Editora Valer. 2011. SILVEIRA JUNIOR, Carlos Roberto da. Sala de aula invertida: por onde começar? Instituto Federal de Goiás. Novembro 2020 SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. – Porto Alegre: Artmed, 1998. Universo Acadêmico: destaques 2020 / coordenadoras Liane Filomena Müller e Luciane Maria Wagner Raupp. – Taquara, RS: FACCAT, 2021. 22p.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.