DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPedraça Neta, Maria Izabel Rodrigues-
dc.date.available2023-05-03-
dc.date.available2023-05-10T18:31:50Z-
dc.date.issued2023-03-04-
dc.identifier.citationPEDRAÇA NETA, Maria Izabel Rodrigues. A importância da leitura e interpretação de contos literários com os alunos da 1º série do ensino médio na promoção da leitura literária na escola. 2023. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4670-
dc.description.abstractThis article has as its theme: “The importance of reading and interpreting literary tales with 1st grade high school students in promoting literary reading at school”. This theme arose from the fact that many students are not encouraged to read, especially literature, which justifies this study. The objective of this study is to show how the reading and interpretation of literary tales with 1st grade high school students contributes to awakening a taste for literary reading. We understand that stimulating and promoting literary reading is the role of the teacher and he must use the necessary tools to guide students in the best way. As a theoretical basis, studies by Maria Amelia Dalvi (2013); Rildo Cosson (2009); Magda Soares (2009) and Nádia Battella Gotlib (2006)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImportância da Leiturapt_BR
dc.titleA importância da leitura e interpretação de contos literários com os alunos da 1º série do ensino médio na promoção da leitura literária na escolapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of reading and interpreting literary tales with 1st grade high school students in promoting literary reading at schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T18:31:50Z-
dc.creator.ID027277277-60pt_BR
dc.contributor.advisor1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, tem como tema: “A importância da leitura e interpretação de contos literários com alunos da 1ª série do Ensino Médio na promoção da leitura literária na escola”. Essa temática surgiu do fato de que muitos estudantes não têm o incentivo à leitura, sobretudo a literária, o que justifica este estudo. O objetivo deste estudo é mostrar como a leitura e interpretação de contos literários com alunos da 1º série do Ensino Médio contribui para despertar o gosto pela leitura literária. Entendemos que estimular e promover a leitura literária é papel do professor e este deve lançar mão de ferramentas necessárias para orientar os estudantes da melhor forma. Como base teórica utilizou-se os estudos de Maria Amelia Dalvi (2013); Rildo Cosson (2009); Magda Soares (2009) e Nádia Battella Gotlib (2006)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAZEVEDO, R. A didatização e a precária divisão de pessoas em faixas etárias: dois fatores no processo de (não) formação de leitores. In Paiva, A.; Martins, A.; Paulino. G.; Versiani, Z.; (orgs). Literatura e letramento: espações, suportes e interfaces – O jogo do livro. Belo Horizonte: Ceale/ Autentica, 2003. CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. Trad. de Davi Arrigucci Júnior. “Alguns aspectos do conto” - São Paulo, Perspectiva, 1974. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática / Rildo Cosson. 2.ed. – São Paulo: Contexto, 2009. COSSON, Rildo. Como Criar Círculos de Leitura na Sala de Aula - 1ª edição – Editora Contexto, 2021. DALVI, Maria Amelia; Rezende, Neide Luzia ET AL. Orgs. Leitura Literária na Escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013. GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do Conto - 11ª edição – São Paulo: Ática, 2006. LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. 5. Edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982, p. 7-10. LISPECTOR, Clarice. Laços de família1. Ed – Rio de janeiro: Rocco Digital, 2013. Recurso digital. Pág. 17 – 18. Lobato, Monteiro. 1882-1948. Contos completos / Monteiro Lobato. - 1. ed. - São Paulo: Biblioteca Azul, 2014. il. Pág. 189 – 190. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2006. PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico /– 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. SABINO, Fernando. Os melhores contos de Fernando Sabino. Rio de Janeiro: Record, 1986. Pág. 128 – 131, 173 -176. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros / Magda Soares – 3º. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa [recurso eletrônico] : estudando como as coisas funcionam / Robert E. Stake ; tradução: Karla Reis ; revisão técnica: Nilda Jacks. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Penso, 2011. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura – São Paulo. Contexto, 1988.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.