DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4668
Título: As dificuldades da prática de leitura para a formação de leitores críticos com alunos do ensino médio em uma escola pública no município de Manicoré.
Título(s) alternativo(s): The difficulties of reading practice for the formation of critical readers with high school students in a public school in the municipality of Manicoré.
Autor(es): Teixeira, Joana Rita Bezerra
Orientador(es): Lima, Maria Francisca Moraes de
Palavras-chave: Leitura;Importância da Leitura;Leitores Críticos
Data do documento: 3-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: TEIXEIRA, Joana Rita Bezerra. As dificuldades da prática de leitura para a formação de leitores críticos com alunos do ensino médio em uma escola pública no município de Manicoré. 2023. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
Resumo: O avanço tecnológico e todas as possibilidades que a tecnologia oferece, acaba por trazer algumas dificuldades de se trabalhar a prática da leitura em sala de aula. O estudo apresentado tem como objetivo identificar algumas dificuldades da prática de leitura com alunos do Ensino Médio em escola Pública no Município de Manicoré, Estado do Amazonas. Para o embasamento teórico contou com os estudos de Solé (1998); Soares (2003); Koch e Elias (2008); Parâmetros Curriculares Nacionais (1997); Freire (1996) e Silva (2002). Como contribuição metodológica foi utilizada uma pesquisa de campo por meio de abordagem qualitativa e quantitativa. E instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário com perguntas fechadas de múltipla escolha para análise e discussão dos resultados. Com isso, espera-se que a pesquisa possa contribuir com as dificuldades encontradas pelos alunos no ato de ler, e a família e escola trabalhem juntos para sanar quaisquer problemas que interfira na aprendizagem do aluno.
Abstract: Technological advancement and all the possibilities that technology offers, ends up bringing some difficulties in working on the practice of reading in the classroom. The present study aims to identify some difficulties in the practice of reading with high school students in a public school in the municipality of Manicoré, State of Amazonas. For the theoretical basis, it relied on studies by Solé (1998); Soares (2003); Koch and Elias (2008); National Curriculum Parameters (1997); Freire (1996) and Silva (2002). As a methodological contribution, a field research was used through a qualitative and quantitative approach. And data collection instrument used the questionnaire with closed multiple choice questions for analysis and discussion of results. With this, it is hoped that the research can contribute to the difficulties encountered by students in the act of reading, and the family and school work together to remedy any problems that interfere with student learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4668
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.