DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Joana Rita Bezerra-
dc.date.available2023-05-02-
dc.date.available2023-05-10T18:29:23Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Joana Rita Bezerra. As dificuldades da prática de leitura para a formação de leitores críticos com alunos do ensino médio em uma escola pública no município de Manicoré. 2023. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4668-
dc.description.abstractTechnological advancement and all the possibilities that technology offers, ends up bringing some difficulties in working on the practice of reading in the classroom. The present study aims to identify some difficulties in the practice of reading with high school students in a public school in the municipality of Manicoré, State of Amazonas. For the theoretical basis, it relied on studies by Solé (1998); Soares (2003); Koch and Elias (2008); National Curriculum Parameters (1997); Freire (1996) and Silva (2002). As a methodological contribution, a field research was used through a qualitative and quantitative approach. And data collection instrument used the questionnaire with closed multiple choice questions for analysis and discussion of results. With this, it is hoped that the research can contribute to the difficulties encountered by students in the act of reading, and the family and school work together to remedy any problems that interfere with student learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectImportância da Leiturapt_BR
dc.subjectLeitores Críticospt_BR
dc.titleAs dificuldades da prática de leitura para a formação de leitores críticos com alunos do ensino médio em uma escola pública no município de Manicoré.pt_BR
dc.title.alternativeThe difficulties of reading practice for the formation of critical readers with high school students in a public school in the municipality of Manicoré.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T18:29:23Z-
dc.creator.ID005139962-81pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Francisca Moraes de-
dc.contributor.referee1Lima, Maris Francisca Moraes de-
dc.description.resumoO avanço tecnológico e todas as possibilidades que a tecnologia oferece, acaba por trazer algumas dificuldades de se trabalhar a prática da leitura em sala de aula. O estudo apresentado tem como objetivo identificar algumas dificuldades da prática de leitura com alunos do Ensino Médio em escola Pública no Município de Manicoré, Estado do Amazonas. Para o embasamento teórico contou com os estudos de Solé (1998); Soares (2003); Koch e Elias (2008); Parâmetros Curriculares Nacionais (1997); Freire (1996) e Silva (2002). Como contribuição metodológica foi utilizada uma pesquisa de campo por meio de abordagem qualitativa e quantitativa. E instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário com perguntas fechadas de múltipla escolha para análise e discussão dos resultados. Com isso, espera-se que a pesquisa possa contribuir com as dificuldades encontradas pelos alunos no ato de ler, e a família e escola trabalhem juntos para sanar quaisquer problemas que interfira na aprendizagem do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro Editora, vol.13. Brasília, 2008. BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 1997. DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Caderno de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, março/2002. FONSECA, V. Uma Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Editorial Notícias: Lisboa, 1984. FREIRE, Paulo. 1921 – A importância do ato de ler: em três artigos que se completam/Paulo Freire. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa/Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra. 1996. – (Coleção Leitura). KAUFMAN, A. M.; RODRIGUES, M. H. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Arte Médicas, 1995. KOCH, Ingdore V.; ELIAS, Maria V. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. Série: Educação em Foco. Editora Ática. São Paulo. 1993. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1986. SILVA, José Ricardo Carvalho Da. Leitura e produção textual. E. Muiraquitã. Niterói, 2002. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas*, 2003. Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura; trad. Cláudia Schilling – 6.ed. – Porto Alegre: Artmed, 1998. VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 4. ed. p. 115. São Paulo: Martins Fontes, 1991. XAVIER, Antônio Carlos. Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos: [ciências humanas e sociais aplicadas: artigo, resumo, resenha, monografia, tese, dissertação, tcc, projeto, slide]. Editora Rêspel. Recife, 2017.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.