DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4659
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo, Ana Carla Araújo de-
dc.date.available2023-04-18-
dc.date.available2023-05-09T18:26:22Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Carla Araújo de. A importância da literatura infanto juvenil como ferramenta para a promoção do leitor-escritor. 2023. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4659-
dc.description.abstractThis present article deals with the importance of Children's Literature as a tool for promoting the reader/writer for students in the 6th year of Elementary School in a public school, located in the municipality of Manicoré, in the State of Amazonas, whose general objective was to address the importance of the act of reading and writing in the lives of these students. The research is of a qualitative, field nature, with theoretical foundations of authors based on electronic books, printed books and articles that discuss literature, reading and writing and literary reading. The main authors are Regina Zilberman (2012) and Isabel Solé (1998). Children's literature, in addition to being a very important tool for reader and writer training, can also be considered a form of entertainment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura Literáriapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura Infanto-Juvenil.pt_BR
dc.titleA importância da literatura infanto juvenil como ferramenta para a promoção do leitor/escritor.pt_BR
dc.title.alternativeThe importance of children's literature as a tool for promoting the reader/writer.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-09T18:26:22Z-
dc.creator.ID037324762-19pt_BR
dc.contributor.advisor1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.description.resumoEste presente artigo tratar da importância de Literatura infantojuvenil como ferramenta para a promoção do leitor/escritor para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no município de Manicoré, no Estado do Amazonas, cujo objetivo geral foi tratar da importância do ato de ler e escrever na vida desses estudantes. A pesquisa é de natureza qualitativa, de campo, com fundamentos teóricos de autores com base em livros eletrônicos, livros impressos e artigos que discutem a respeito da literatura, leitura e escrita e leitura literária. As principais autoras são Regina Zilberman (2012) e Isabel Solé (1998). A literatura infantojuvenil, além de ser uma ferramenta importantíssima para a formação leitora e escritora, também pode ser considerada uma forma de entretenimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAZEVEDO, Ricardo. Caminhos para a formação do leitor. São Paulo, DCL, 2004. BISSOLI, Michelle; CHAGAS, Liliane Maria de Moura. Infância e Leitura: Formação da criança leitora e produtora de texto. Manaus: Editora Valer, 2012. IRMÃOS GRIMM. Chapeuzinho Vermelho. Disponível em:<httsps://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/capuchinho_vermelho> Acesso: 12 de março de 2023. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo [livro eletrônico]. São Paulo (SP): Editora Ática S.A.,1993. MACHADO, Ana Maria. A Menina bonita do laço de fita [livro eletrônico]. Editora Ática, 2011. MOREIRA, Ilda Susana Pereira. Santa Maria, Instituto Superior Politécnico Gaya, 2014. pdf. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo, 2013. ROCHA, Pedro Albeirice da; LOPES, Robson Vila Nova. Literatura infanto-juvenil: História e relações com a pedagogia. 2016. 6 f. Monografia (Graduação em humanas) - Revista Querubim, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, Niterói, 2016. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2012.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.