DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4644
Título: As dificuldades no ensino da Literatura Brasileira na modalidade EJA, no 3º ano ensino médio de uma escola pública se Manicoré-AM
Título(s) alternativo(s): The difficulties in teaching Brazilian Literature in the EJA modality, in the 3rd year of high school in a public school in Manicoré-AM
Autor(es): Leite, Yara Kavellen Mendonça
Orientador(es): Sicsú, Delma Pacheco
Palavras-chave: Literatura;Letramento Literário;EJA
Data do documento: 3-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: LEITE, Yara Kavellen Mendonça. As dificuldades no ensino da Literatura Brasileira na modalidade EJA, no 3º ano ensino médio de uma escola pública se Manicoré-AM. 2023. 24f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo mostrar as causas das dificuldades dos alunos do 3º ano da modalidade EJA de uma escola pública no ensino da literatura brasileira. Ela é de natureza qualitativa classificada como pesquisa de campo do tipo de estudo de caso, cujos os métodos de abordagens utilizados foram os do indutivo que usou das técnicas investigativas com questionários investigativos, oficina para fins de coleta e observação. Buscou-se autores especialistas nas áreas de literatura, literatura brasileira e letramento literário, como Alfredo Bosi (2015), Antônio Cândido (2011), Magda Soares (2004), Rildo Cosson (2009), Lajolo (2005) e entre outros que foram parte significativa para o respaldo desta pesquisa. Os resultados apontam que o nível de conhecimento da literatura brasileira entre os alunos envolvidos na pesquisa é baixo. E percebe-se que 75% da turma não gosta ou não lê e tem dificuldade de entender a literatura e os 25% restante não opinaram. Para a professora da turma, a falta de interesse dos alunos e as propostas atual para o ensino da EJA não atendem as necessidades para um bom ensino da literatura, portanto, está pesquisa serve como subsídios para futuros estudos que visam atender essas necessidades da EJA no ensino da literatura.
Abstract: This research aimed to show the causes of the difficulties of the 3rd year students of the EJA modality of a public school in the teaching of Brazilian literature. It is of a qualitative nature classified as field research of the case study type, whose methods of approaches used were those of the inductive that used investigative techniques with investigative questionnaires, workshop for collection and observation purposes. Specialist authors in the areas of literature, Brazilian literature and literary literacy were sought, such as Alfredo Bosi (2015), Antônio Cândido (2011), Magda Soares (2004), Rildo Cosson (2009), Lajolo (2005) and among others who were significant part to support this research. The results indicate that the level of knowledge of Brazilian literature among the students involved in the research is low. And it is noticed that 75% of the class does not like or does not read and has difficulty understanding the literature and the remaining 25% did not give an opinion. For the class teacher, the students' lack of interest and the current proposals for teaching EJA do not meet the needs for a good teaching of literature, therefore, this research serves as subsidies for future studies that aim to meet these needs of EJA in the literature teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4644
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.