DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Yara Kavellen Mendonça-
dc.date.available2023-05-04-
dc.date.available2023-05-05T17:16:09Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationLEITE, Yara Kavellen Mendonça. As dificuldades no ensino da Literatura Brasileira na modalidade EJA, no 3º ano ensino médio de uma escola pública se Manicoré-AM. 2023. 24f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4644-
dc.description.abstractThis research aimed to show the causes of the difficulties of the 3rd year students of the EJA modality of a public school in the teaching of Brazilian literature. It is of a qualitative nature classified as field research of the case study type, whose methods of approaches used were those of the inductive that used investigative techniques with investigative questionnaires, workshop for collection and observation purposes. Specialist authors in the areas of literature, Brazilian literature and literary literacy were sought, such as Alfredo Bosi (2015), Antônio Cândido (2011), Magda Soares (2004), Rildo Cosson (2009), Lajolo (2005) and among others who were significant part to support this research. The results indicate that the level of knowledge of Brazilian literature among the students involved in the research is low. And it is noticed that 75% of the class does not like or does not read and has difficulty understanding the literature and the remaining 25% did not give an opinion. For the class teacher, the students' lack of interest and the current proposals for teaching EJA do not meet the needs for a good teaching of literature, therefore, this research serves as subsidies for future studies that aim to meet these needs of EJA in the literature teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleAs dificuldades no ensino da Literatura Brasileira na modalidade EJA, no 3º ano ensino médio de uma escola pública se Manicoré-AMpt_BR
dc.title.alternativeThe difficulties in teaching Brazilian Literature in the EJA modality, in the 3rd year of high school in a public school in Manicoré-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-05T17:16:09Z-
dc.creator.ID037783652-40pt_BR
dc.contributor.advisor1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo mostrar as causas das dificuldades dos alunos do 3º ano da modalidade EJA de uma escola pública no ensino da literatura brasileira. Ela é de natureza qualitativa classificada como pesquisa de campo do tipo de estudo de caso, cujos os métodos de abordagens utilizados foram os do indutivo que usou das técnicas investigativas com questionários investigativos, oficina para fins de coleta e observação. Buscou-se autores especialistas nas áreas de literatura, literatura brasileira e letramento literário, como Alfredo Bosi (2015), Antônio Cândido (2011), Magda Soares (2004), Rildo Cosson (2009), Lajolo (2005) e entre outros que foram parte significativa para o respaldo desta pesquisa. Os resultados apontam que o nível de conhecimento da literatura brasileira entre os alunos envolvidos na pesquisa é baixo. E percebe-se que 75% da turma não gosta ou não lê e tem dificuldade de entender a literatura e os 25% restante não opinaram. Para a professora da turma, a falta de interesse dos alunos e as propostas atual para o ensino da EJA não atendem as necessidades para um bom ensino da literatura, portanto, está pesquisa serve como subsídios para futuros estudos que visam atender essas necessidades da EJA no ensino da literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de. Rios Eletrônica – Revista cientifica da FASETE 2014. Disponível em: WWW.unirios.edu.br. Acesso em 12 de jan. 2023. BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 50ª. Ed. São Paulo: Culturix, 2015. CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editor Contexto, 2009. DALCASTAGNÉ, Regina. Literatura Brasileira Contemporânea: um território contestado. Vinhedo, Editora Horizonte/ Rio de Janeiro, 2012. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011. FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico elaboração e formatação. 14ª. Ed. Porto Alegre, 2008. HENRIQUE, F.; RENATO, P.; OLIVA, L. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2000. LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2005. LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. MARTINS, Rose Mary Kern. Pedagogia e Andragogia na construção da educação de Jovens e adultos. Ed. Popular, , v. 12, n. 1, p. 143-153. Uberlândia jan./jun, 2013. SANTOS, Rosangela. A importância da Literatura no ensino médio. Faculdade de Ciências socias de Guarantã do Norte- FCSGN, departamento de Letras. Guarantã do Norte, Mato Grosso, 2017. SANTOS, Wendel Souza Santos. andragogia e a educação de idosos, jovens e adultos. Revista discente da UNIABEU. 2016. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2º. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. TEBET, Ramez. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, Senado Federal, 2005. WERKEMA, A. S., ROCHA, F. C. D., and OLIVEIRA, L. D. Eds. LIERATURA Brasileira em Foco VIII: outras formas de escrita [recurso eletrônico]/ Organização: Andréia Sirihal Werkema, Fátima Cristina Dias Rocha, Leonardo Davino de Oliveira. – Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.