DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4643
Título: Metodologia ativa como suporte para o ensinoi de redação no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Active methodology as a support for teaching writing in high school
Autor(es): Silva, Gabrielly dos Santos
Orientador(es): Lima, Maria Francisca Morais de
Palavras-chave: Metodologia Ativa;Rotação por Estações;Produção Textual;Redação
Data do documento: 6-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Gabrielly dos Santos. Metodologia ativa como suporte para o ensino de redação no ensino médio. 2023. 18f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
Resumo: Este estudo cuja temática é a metodologia ativa como suporte para o ensino da redação no ensino médio surgiu a partir do interesse da pesquisadora, uma vez que a prática de produção textual requer ferramentas pedagógicas que estimulem a criatividade do discente. O objetivo geral da pesquisa é avaliar as contribuições da metodologia da rotação por estações como suporte na produção textual, especificamente a redação que está presente no gênero dissertativo. O público que foi selecionado para esta pesquisa foram os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola pública Estadual de Tempo Integral do Município de Manicoré. Quanto à natureza, a pesquisa é qualitativa, quanto aos meios, a pesquisa se configura como bibliográfica e de campo. Quanto aos fins, a pesquisa configura-se como descritiva e explicativa. Esta pesquisa teve como base teórica Mattar (2017); Freire (2011) Ciríaco (2020); Marcuschi (2008); Marquesi (2014); Guedes (2009). Como resultado,
Abstract: This study whose theme is the active methodology as a support for teaching writing in high school emerged from the researcher's interest, since the practice of textual production requires pedagogical tools that stimulate the student's creativity. The general objective of the research is to evaluate the contributions of the methodology of rotation by stations as a support in the textual production, specifically the writing that is present in the dissertation genre. The public that was selected for this research were the students of the 3rd year of High School of a Full Time State Public School in the Municipality of Manicoré. As for the nature, the research is qualitative, as for the means, the research is configured as bibliographic and field. As for the purposes, the research is descriptive and explanatory. This research was theoretically based on Mattar (2017); Freire (2011) Cyriac (2020); Marcuschi (2008); Marquesi (2014); Guedes (2009). As a result,
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4643
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologia ativa como suporte para o ensino de redação no ensino médio .pdf278,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.