DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gabrielly dos Santos-
dc.date.available2023-05-04-
dc.date.available2023-05-05T16:58:02Z-
dc.date.issued2023-03-06-
dc.identifier.citationSILVA, Gabrielly dos Santos. Metodologia ativa como suporte para o ensino de redação no ensino médio. 2023. 18f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4643-
dc.description.abstractThis study whose theme is the active methodology as a support for teaching writing in high school emerged from the researcher's interest, since the practice of textual production requires pedagogical tools that stimulate the student's creativity. The general objective of the research is to evaluate the contributions of the methodology of rotation by stations as a support in the textual production, specifically the writing that is present in the dissertation genre. The public that was selected for this research were the students of the 3rd year of High School of a Full Time State Public School in the Municipality of Manicoré. As for the nature, the research is qualitative, as for the means, the research is configured as bibliographic and field. As for the purposes, the research is descriptive and explanatory. This research was theoretically based on Mattar (2017); Freire (2011) Cyriac (2020); Marcuschi (2008); Marquesi (2014); Guedes (2009). As a result,pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
dc.subjectRotação por Estaçõespt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.titleMetodologia ativa como suporte para o ensinoi de redação no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeActive methodology as a support for teaching writing in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-05T16:58:02Z-
dc.creator.ID023538132-24pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Maris Francisca Morais de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051pt_BR
dc.description.resumoEste estudo cuja temática é a metodologia ativa como suporte para o ensino da redação no ensino médio surgiu a partir do interesse da pesquisadora, uma vez que a prática de produção textual requer ferramentas pedagógicas que estimulem a criatividade do discente. O objetivo geral da pesquisa é avaliar as contribuições da metodologia da rotação por estações como suporte na produção textual, especificamente a redação que está presente no gênero dissertativo. O público que foi selecionado para esta pesquisa foram os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola pública Estadual de Tempo Integral do Município de Manicoré. Quanto à natureza, a pesquisa é qualitativa, quanto aos meios, a pesquisa se configura como bibliográfica e de campo. Quanto aos fins, a pesquisa configura-se como descritiva e explicativa. Esta pesquisa teve como base teórica Mattar (2017); Freire (2011) Ciríaco (2020); Marcuschi (2008); Marquesi (2014); Guedes (2009). Como resultado,pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, Henrique Uyeda. Rotação por estações: utilizando o celular em sala de aula. Layers, 02 de Outubro de 2020. Disponível em: < https://blog.layers.education/rotacao-por-estacoes-utilizando-o-celular-em-sala-de-aula/> Acesso em: 23/07/2022 ANDRADE, Sabrina. Por que fazer o uso de celular em sala de aula?. Site imagina educação. Disponível em:< https://educacao.imaginie.com.br/uso-de-celular-em-sala-de-aula/> Acesso: 12/0 BECK, Caio. Metodologias Ativas: Conceito e Aplicação. Site andragogia Brasil. out. 02. 2018. Disponível em:< https://www.andragogiabrasil.com.br/metodologias-ativas> Acesso: 14/03/2023 BIBLIOTECA, de respostas a perguntas. Qual a origem da escola tradicional?. Pub. Julho 01, 2022. Disponível em: https://www.vivendobauru.com.br/qual-a-origem-da-escola-tradicional/> Acesso em: 21.07.2022 COELHO, André M. O que é um aluno ativo ou passivo no processo de aprendizagem? Site: Palpite Digital, pub. 2017. Disponível em:< https://www.palpitedigital.com.br/2017/10/17/aluno-ativo-passivo-processo-aprendizagem/> Acesso: 08/03/2023 DINIZ, Yasmine. Entenda como corrigir redação na escola. Site: Desempenho escolar. Disponível em:< https://educacao.imaginie.com.br/como-corrigir-redacao-na-escola/> Acesso em: 13/03/2023 EDUCAÇÃO, Saraiva. Entenda a pirâmide da aprendizagem, de William Glasser. https://blog.saraivaeducacao.com.br/piramide-da-aprendizagem/ acesso 12/03 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. 2º impressão. Editora: Paz e Terra, 2011 GESTÃO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Metodologias ativas de aprendizagem: o que são e 13 tipos. Blog equipe totvs. Maio 16. 2022. Disponível em: <https://www.totvs.com/blog/instituicao-de-ensino/metodologias-ativas-de-aprendizagem/. >Acesso: 14/03/2023 GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual o ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, p.13 e 14, 2009. Acesso em: 28/06/2022 MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Atualizado por João Bosco Medeiros. Ed. 8ª. São Paulo: Atlas Ltda, 2019. Acesso em: 30/06/2022 MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, p. 53, 2008. Acesso em: 29/06/2022 MARQUESI, S. C.; ELIAS, M. V. (org). Escrita e reescrita de textos no ensino médio. 1ª. ed. São Paulo: Contexto, 2014. 135 p. Acesso em: 30/06/2022 MATTAR, João. Metodologias ativas para educação presencial, blended e a distância. Ed. 1ª. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. MERIGUETE, Morgana Simões Portugal et al. Sala de Aula Invertida e Rotação por Estações: aplicação no projeto social Grupo Bizu de Prova. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 6, n. 2, p. 288-307, 2019. Disponível em: < https://drive.google.com/drive/folders/1gaBOBH4_nidyiiS38O491JnJ7ePVflhw> Acesso em: 23/07/2022 PUCRS. Hábito de leitura estimula o cérebro e promove benefícios para a saúde mental. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: < https://www.pucrs.br/blog/habito-de-leitura/> Acesso em: 23/07/2022 QUALIBEST. Entenda o que é pesquisa qualitativa e quantitativa. Maio 13. 2020. Disponível em:< https://www.institutoqualibest.com/blog/dicas/entenda-o-que-e-pesquisa-qualitativa-e-quantitativa/> Acesso: 15/03/2023 RINALDI, Roberta. Entenda a importância da redação na escola. Site: Imagine educação, pub. 2020. Disponível em:< https://educacao.imaginie.com.br/a-importancia-de-investir-no-ensino-de-redacao/> Acesso:08q03/2023 STOODI. Dissertação argumentativa: o que é, como escrever e mais!. Disponível em:< https://blog.stoodi.com.br/blog/portugues/redacao-o-que-e-dissertacao/> Acesso em:08/03/2023 TOKARNIA, Mariana. Brasil perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos: Dados fazem parte da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Agência Brasil, 2020. Disponível em:< https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-09/brasil-perde-46-milhoes-de-leitores-em-quatro-anos> Acesso em: 23/07/2022 TUMELERO, Naína. Pesquisa descritiva: conceito, características e aplicação. Site mettezer. Disponível em:< https://blog.mettzer.com/pesquisa-descritiva/> Acesso em:12/03/2023 TUMELERO, Naína. Pesquisa explicativa: conceitos, objetivos, exemplos e comparativos. Site mettezer. Disponível em:< https://blog.mettzer.com/pesquisa-explicativa/> Acesso em:12/03/2023pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologia ativa como suporte para o ensino de redação no ensino médio .pdf278,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.