DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4630
Titel: O papel do professor no processo de inclusão escolar
Sonstige Titel: The role of the teacher in the school inclusion process
Autor(en): Rodrigues, Ana Paula Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Monica Dias de
Stichwörter: Ensino e aprendizagem;Metodologias;Inclusão escolar;Educação
Erscheinungsdatum: 21-Okt-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo intitulado “O papel do professor no processo de inclusão escolar”, aborda uma temática de extrema importância no contexto escolar, pois através destas discussões entendemos que as metodologias inovadoras são parte fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Em suma, o objetivo geral deste referido trabalho visa analisar o papel do professor no processo de inclusão escolar, sob uma perspectiva bibliográfica. E como objetivos especifico são: (1) Identificar metodologias utilizadas no processo de inclusão escolar nas atividades diárias em salas de aula; (2) conhecer os desafios e dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem, e por fim (3) socializar os resultados de pesquisas na área da inclusão Escolar. O procedimento metodológico utilizado neste trabalho foi de cunho bibliográfico qualitativo, com o auxílio do Google acadêmico, sites de busca sobre a temática proposta .Em linhas gerais, baseando nos resultados encontrados neste trabalho foi possível encontrar ferramentas metodológicas essenciais no processo de ensino-aprendizado e inclusão tais como: jogos didáticos, elaboração de cartazes expositivos, tecnologias assistivas, a utilização do “ato de brincar”, como mecanismo de metodologia didática, sequência didática. Estas tornam se ferramentas primordiais e essenciais para o processo de inclusão de alunos com quaisquer necessidades especiais.
Zusammenfassung: The present study entitled "The role of The teacher in the process of school inclusion", addresses an extremely important issue in the school context, because through these discussions we understand that innovative methodologies are a fundamental part of the teaching and learning process. In short, the general objective of this paper is to analyze the role of the teacher in the process ofschool inclusion, from a bibliographic perspective. And the specific objectives are: (1) to identify the methodologies used in the process of school inclusion in daily activities in classrooms; (2) to know the challenges and difficulties encountered in the teaching-learning process, and finally (3) to socialize the results of research in the area of school inclusion. The methodological procedure used in this work was qualitative bibliographic, with the help of Google Scholar, search sites on the proposed theme. In general, based on the results found in this work it was possible to find methodological tools essential in the process of teaching-learning and inclusion such as: educational games, development of exhibition posters, assistive technologies, the use of "ato de brincar" as a mechanism of teaching methodology, didactic sequence. These become primordial and essential tools for the inclusion process of students with any special needs
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4630
Enthalten in den Sammlungen:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
O papel do professor no processo de inclusão escolar.pdf244,75 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.