DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4615
Título: Relato de experiências sobre os desafios de professores em escolas ribeirinhas da área de várzea da zona rural do município de Parintins-
Título(s) alternativo(s): Experience report on the challenges of teachers in riverside schools in the floodplain area of the rural area of the municipality of Parintins-
Autor(es): Ribeiro, Sabrina Jacaúna
Orientador(es): Medeiros, Mônica Xavier
Palavras-chave: Escola de Várzea;Comunidades Rurais;Parintins
Data do documento: 24-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: RIBEIRO, Sabrina Jacaúna. Relato de experiências sobre os desafios de professores em escolas ribeirinhas da área de várzea da zona rural do município de Parintins-AM. 2022. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2022.
Resumo: Este trabalho acadêmico descreve as experiências docentes vividas no cotidiano de uma escola ribeirinha, nomeada Escola Municipal “Gláucio Bentes Gonçalves” localizada na comunidade de São José do Paraná do Espírito Santo de Cima, área de várzea do Município de Parintins/Amazonas. O propósito do trabalho é relatar os enfrentamentos desafiadores do cotidiano de uma escola de várzea, na qual o fenômeno natural de subida das águas acaba gerando grandes impactos, uma vez que os dias letivos são afetados pelas cheias e influenciam a permanência dos alunos em sala de aula. Além disso, soma-se a escassez de material de apoio didático e pedagógico, a rotatividade de professores e a rotina diária da vida dos alunos e suas famílias. Mas, é valido considerar que essa realidade da escola de várzea, apesar de diferente, é riquíssima de aprendizado e ensinamentos próprios e peculiares desta localidade, que são enriquecidos pela cultura, pelo modo de viver destas famílias. VALLE (2021), SOARES (2015), HAGE (2006), entre outros autores, contribuíram com seus posicionamentos nas obras que referendaram este trabalho.
Abstract: This academic work describes the teaching experiences lived in the daily life of a riverside school, named Escola Municipal “Gláucio Bentes Gonçalves” located in the community of São José do Paraná do Espírito Santo de Cima, a floodplain area of the Municipality of Parintins/Amazonas. The purpose of the work is to report the challenging daily confrontations of a floodplain school, in which the natural phenomenon of rising water ends up generating great impacts, since school days are affected by floods and influence the students' permanence in the classroom. classroom. In addition, there is a shortage of didactic and pedagogical support material, teacher turnover and the daily routine of students and their families. But it is worth considering that this reality of the várzea school, despite being different, is very rich in learning and teachings that are unique and peculiar to this locality, which are enriched by the culture, by the way of life of these families. VALLE (2021), SOARES (2015), HAGE (2006), among other authors, contributed with their positions in the works that endorsed this work.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4615
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.