DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4615
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Sabrina Jacaúna-
dc.date.available2023-03-22-
dc.date.available2023-03-29T18:23:45Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Sabrina Jacaúna. Relato de experiências sobre os desafios de professores em escolas ribeirinhas da área de várzea da zona rural do município de Parintins-AM. 2022. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4615-
dc.description.abstractThis academic work describes the teaching experiences lived in the daily life of a riverside school, named Escola Municipal “Gláucio Bentes Gonçalves” located in the community of São José do Paraná do Espírito Santo de Cima, a floodplain area of the Municipality of Parintins/Amazonas. The purpose of the work is to report the challenging daily confrontations of a floodplain school, in which the natural phenomenon of rising water ends up generating great impacts, since school days are affected by floods and influence the students' permanence in the classroom. classroom. In addition, there is a shortage of didactic and pedagogical support material, teacher turnover and the daily routine of students and their families. But it is worth considering that this reality of the várzea school, despite being different, is very rich in learning and teachings that are unique and peculiar to this locality, which are enriched by the culture, by the way of life of these families. VALLE (2021), SOARES (2015), HAGE (2006), among other authors, contributed with their positions in the works that endorsed this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola de Várzeapt_BR
dc.subjectComunidades Ruraispt_BR
dc.subjectParintinspt_BR
dc.titleRelato de experiências sobre os desafios de professores em escolas ribeirinhas da área de várzea da zona rural do município de Parintins-pt_BR
dc.title.alternativeExperience report on the challenges of teachers in riverside schools in the floodplain area of the rural area of the municipality of Parintins-pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T18:23:45Z-
dc.creator.ID011963377-84pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Mônica Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/840080952606622pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Mônica Xavier de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/840080952606622pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Arcângelo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113189483754566pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, João Marinho da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074944691414686pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho acadêmico descreve as experiências docentes vividas no cotidiano de uma escola ribeirinha, nomeada Escola Municipal “Gláucio Bentes Gonçalves” localizada na comunidade de São José do Paraná do Espírito Santo de Cima, área de várzea do Município de Parintins/Amazonas. O propósito do trabalho é relatar os enfrentamentos desafiadores do cotidiano de uma escola de várzea, na qual o fenômeno natural de subida das águas acaba gerando grandes impactos, uma vez que os dias letivos são afetados pelas cheias e influenciam a permanência dos alunos em sala de aula. Além disso, soma-se a escassez de material de apoio didático e pedagógico, a rotatividade de professores e a rotina diária da vida dos alunos e suas famílias. Mas, é valido considerar que essa realidade da escola de várzea, apesar de diferente, é riquíssima de aprendizado e ensinamentos próprios e peculiares desta localidade, que são enriquecidos pela cultura, pelo modo de viver destas famílias. VALLE (2021), SOARES (2015), HAGE (2006), entre outros autores, contribuíram com seus posicionamentos nas obras que referendaram este trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBENATTI, José Helder. Várzeas e as populações tradicionais: A tentativa de implementar políticas públicas em uma região ecologicamente instável. In: A função social do Patrimônio da União na Amazonia, 2011. Disponível em: http://repositório.ipea.gov.br. Acesso em 16 de abril de 2022. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado. 1998. FRAXE, Terezinha de Jesus Pinto. Homens Anfíbios. Etnografia de um Campesinato das águas. Editora Annablume: São Paulo. 2001. HAGE, Salomão Mufarrej (org). Educação do Campo na Amazônia. Retrato de realidades de escolas multisseriadas no Pará. 1ª ed. Belém, 2006. LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estagio e Aprendizagem da Profissão Docente. Brasília:Líder Livro, 2012. SILVA, Cacilda Gonçalves da; SOUZA, Marta Suely Leal de. Salas Multisseriadas: Um olhar sobre as práticas educativas construídas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ovídio Tavares de Morais. João Pessoa Paraíba, 2014. SOARES, Maria das Graças Pereira et al. Ser professor na escola riberinha: Reflexão sobre o trabalho docente na comunidade de São José, Paraná do Espirito Santo, Parintins-Am. Anais VII FIPED...Campina Grande: Realize Editora, 2015. ______________________________ As vozes da Infância ribeirinha na transformação da prática pedagógica da Educação Infantil. PUC. São Paulo, 2017. VALLE, Leonardo. Escolas Ribeirinhas exploram cultura local no processo de aprendizagem. Instituto Claro. Blog Educação, 15 de jul. 2021.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.