DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4534
Título: As contribuições da literatura infantojuvenil na discussão e reflexão de temas polêmicos em uma turma do 6º ano de uma escola de Parintins
Título(s) alternativo(s): The contributions of children's literature in the discussion and reflection of controversial themes in a 6th grade class at a school in Parintins5r
Autor(es): Laranjeira, Ana Paula Moreira
Orientador(es): Sicsú, Delma Pacheco
Palavras-chave: Contribuição;Literatrura;Infantojuvenil;Reflexão;Temáticas
Data do documento: 26-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: LARANJEIRA, Ana Paula Moreira. As contribuições da literatura infantojuvenil na discussão e reflexão de temas polêmicos em uma turma do 6º ano de uma escola de Parintins. 2022. 42f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2022.
Resumo: Este presente trabalho tem como objetivo, mostrar como a literatura Infantojuvenil pode contribuir para a discussão e reflexão crítica através das temáticas presentes em suas obras, contribuindo para o desenvolvimento intelectual da criança, problematizando assim, a contribuição do trabalho escolar e pedagógico com tais narrativas em uma turma do 6ª ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tsukasa Uyetsuka, localizada na Comunidade Santa Maria-Vila Amazônia, Estrada. 69151-000, Parintins-AM, elencando a sua importância neste processo de formação intelectual e leitora de um sujeito. O trabalho se justificou pela curiosidade de se compreender de que forma se dá a receptividade das crianças quanto a estas obras e suas temáticas que muitas vezes são consideradas polemicas, e de como podem contribuir para a formação intelectual e social de um sujeito, e através destes, saber como é realizada a sua abordagem dentro do espaço de sala de aula. Portanto, a presente monografia mostrará a contribuição que leitura literária possui no desenvolvimento de um sujeito, e a sua importância em apresentar e discutir sobre determinadas temáticas através do texto literário com crianças ou adolescentes, para que assim lhes seja dada a oportunidade de crescer com a compreensão do mundo em que vivem, além de alcançarem uma reflexão própria sobre seus sentimentos diante de suas vivências. Deste modo, para compor esta pesquisa foram abordados os estudos de Regina Zilberman,Nelly Novaes Coelho,Rildo Cosson, e entre outros.
Abstract: This work aims to show how the children's literature can contribute to the discussion and critical reflection through the themes present in his works, contributing to the intellectual development of the child, thus problematizing the contribution of school and pedagogical work with such narratives in a class of the 6th year of elementary school of the Municipal School Tsukasa Uyetsuka, located in the Santa Maria-Vila Amazônia Community, Estrada. 69151-000, Parintins-AM, increasing its importance in this process of intellectual and readery formation of a subject. The work was justified by the curiosity to understand how children are receptive to these works and their themes that are often considered polemic, and how they can contribute to the intellectual and social formation of a subject, and through these, know how their approach is carried out within the classroom space. Therefore, this monograph will show the contribution that literary reading has in the development of a subject, and its importance in presenting and discussing certain themes through the literary text with children or adolescents, so that they are given the opportunity to grow with the understanding of the world in which they live, besides achieving their own reflection on their feelings before their experiences. Thus, to compart this research were addressed the studies of Regina Zilberman, Nelly Novaes Coelho, Rildo Cosson, and among others.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4534
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.