DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLaranjeira, Ana Paula Moreira-
dc.date.available2023-02-02-
dc.date.available2023-02-07T14:13:30Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.citationLARANJEIRA, Ana Paula Moreira. As contribuições da literatura infantojuvenil na discussão e reflexão de temas polêmicos em uma turma do 6º ano de uma escola de Parintins. 2022. 42f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4534-
dc.description.abstractThis work aims to show how the children's literature can contribute to the discussion and critical reflection through the themes present in his works, contributing to the intellectual development of the child, thus problematizing the contribution of school and pedagogical work with such narratives in a class of the 6th year of elementary school of the Municipal School Tsukasa Uyetsuka, located in the Santa Maria-Vila Amazônia Community, Estrada. 69151-000, Parintins-AM, increasing its importance in this process of intellectual and readery formation of a subject. The work was justified by the curiosity to understand how children are receptive to these works and their themes that are often considered polemic, and how they can contribute to the intellectual and social formation of a subject, and through these, know how their approach is carried out within the classroom space. Therefore, this monograph will show the contribution that literary reading has in the development of a subject, and its importance in presenting and discussing certain themes through the literary text with children or adolescents, so that they are given the opportunity to grow with the understanding of the world in which they live, besides achieving their own reflection on their feelings before their experiences. Thus, to compart this research were addressed the studies of Regina Zilberman, Nelly Novaes Coelho, Rildo Cosson, and among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContribuiçãopt_BR
dc.subjectLiteratrurapt_BR
dc.subjectInfantojuvenilpt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectTemáticaspt_BR
dc.titleAs contribuições da literatura infantojuvenil na discussão e reflexão de temas polêmicos em uma turma do 6º ano de uma escola de Parintinspt_BR
dc.title.alternativeThe contributions of children's literature in the discussion and reflection of controversial themes in a 6th grade class at a school in Parintins5rpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T14:13:30Z-
dc.creator.ID04273138212pt_BR
dc.contributor.advisor1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Franklin Roosevelt Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Thayla Leite-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794722421274688pt_BR
dc.description.resumoEste presente trabalho tem como objetivo, mostrar como a literatura Infantojuvenil pode contribuir para a discussão e reflexão crítica através das temáticas presentes em suas obras, contribuindo para o desenvolvimento intelectual da criança, problematizando assim, a contribuição do trabalho escolar e pedagógico com tais narrativas em uma turma do 6ª ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tsukasa Uyetsuka, localizada na Comunidade Santa Maria-Vila Amazônia, Estrada. 69151-000, Parintins-AM, elencando a sua importância neste processo de formação intelectual e leitora de um sujeito. O trabalho se justificou pela curiosidade de se compreender de que forma se dá a receptividade das crianças quanto a estas obras e suas temáticas que muitas vezes são consideradas polemicas, e de como podem contribuir para a formação intelectual e social de um sujeito, e através destes, saber como é realizada a sua abordagem dentro do espaço de sala de aula. Portanto, a presente monografia mostrará a contribuição que leitura literária possui no desenvolvimento de um sujeito, e a sua importância em apresentar e discutir sobre determinadas temáticas através do texto literário com crianças ou adolescentes, para que assim lhes seja dada a oportunidade de crescer com a compreensão do mundo em que vivem, além de alcançarem uma reflexão própria sobre seus sentimentos diante de suas vivências. Deste modo, para compor esta pesquisa foram abordados os estudos de Regina Zilberman,Nelly Novaes Coelho,Rildo Cosson, e entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBETTELHEIM,B. A Psicanálise dos contos de fadas. Tradução Arlene Caetano.3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1980. BOJUNGA, Lygia. Sapato de salto. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga,2ª ed. 2ª reimpr.- 2011. BOJUNGA, Lygia . Bolsa Amarela, Editora AGIR, Rio de Janeiro 1993 BRASIL. Ministério da Saúde (1993).Violência Contra a Criança e o Adolescente. Proposta preliminar de prevenção e assistência à violência doméstica. Brasília, DF. BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF,2017. BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmara dos Deputados, Lei n° 8.069, de 13 de Julho de 1990.DOU, Brasília 2021, DF. BRUM, Joice da Silva; BARROS, Nívia Valença. Silenciamentos: a violência contra crianças e adolescentes, a violência de gênero contra meninas e o contexto brasileiro. IV Seminário Internacional desfazendo o gênero. Corpos dissidentes, corpos resistentes: do caos à lama... Campina Grande: Realize Editora, 2020 COELHO,Nelly Novaes.Literatura Infantil,teori,análise didática-1 ed.São Paulo-Moderna,2000. COSTA,Francisco das Chagas Souza.A literatura e a formação do leitor, Revista Letras Lara n.2 (2018). CANDIDO, A. Crítica e Sociologia. In: Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária. 5 ed. São Paulo, Nacional, 1976. CARVALHO, Damiana Maria. A importância da leitura literária para o ensino. ENTRELETRAS, Araguaína/TO, v. 6, n. 1, p.6-21 , jan/jun. 2015 (ISSN 2179-3948 – online). CULLER, J. Teoria literária: uma introdução. Trad. Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda, 1999. DAVILA, Denise; SOUZA, Renata Junqueira de. O Uso de Textos Polêmicos em Sala de Aula: formação e prática docente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1207-1220, out./dez. 2013 DORNELAS, Rui Uchoa. Entre o real e o imaginário: a ficção literária como apreensão do mundo. Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 19, n. 33, p. 108-121, mai.-ago. 2020 FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46 ed. São Paulo: Cortez, 2005. FREIRE,Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989. HELD, Jacqueline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. Trad. Carlos Rizzi. São Paulo: Summus, 1980. JUNIOR, Carlos Alberto do Nascimento. O papel da literatura infanto-juvenil na formação de leitores: os fãs da série harry potter em belém do Pará. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Biblioteconomia, Belém, PA, 2012. KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. - Itabuna: Via Litterarum, 2010. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. LUKE, Alan; FREEBODY, Peter. Shaping the social practices of reading. In: MUSPRATT, S.; LUKE, A.; FREEBODY, P. (Org.). Constructing Critical Literacies: teaching and learning textual practice. Cresskill, NJ: Hampton Press, 1997. P. 185-225 MANZINI, Eduardo José. Entrevista Semi-estruturada: análise de objetivos e roteiro. In: Seminário sobre pesquisa e estudos qualitativos,2,Bauru,2004. MELO, Idália Henriques de. A literatura infanto juvenil de Lygia bojunga: uma importante análise sobre as críticas sociais presentes na obra a bolsa amarela. Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas. Parintins,2018. OLIVEIRA,Rita Lírio de . A inadequada escolarização do texto literário. Revista Direcional Educador – novembro/2008 PIRES, Fernanda de Aguiar Ribeiro. A literatura de Lygia Bojunga Nunes: o real e o fantástico como instrumento de denúncia dos problemas sociais de crianças e adolescentes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013. RODRIGUES, Scheila Leal; ALVES, Carla Rosane da Silva Tavares ; SOUZA, Antonio Escandiel de3 ; LAUXEN, Sirlei de Lourdes4 ; BASSO, Berenice Geschwind. Literatura infantil: origens e tendências. XV Seminário Internacional de Educação no Mercosul. 2013. SASA, Violência contra a criança e o adolescente: proposta preliminar de prevenção e assistência á violência doméstica. – Brasília: MS,1997. SEVERINO Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico [livro Eletrônico-1. ed. -- São Paulo : Cortez, 2013. SILVA, Elisângela da. A Literatura infantil como ponte para o saber. Universidade do Estado do Amazonas-UEA,Programa de formação de professor-PAFOR.2020. SOUSA ,Maria do Socorro Cordeiro de; SÁ, Cícera Alves Agostinho de; SOARES, Paulo César Ferreira ; CARVALHO, Martha Milene Fontenelle. Letramento: a literatura como recurso de aprendizagem e humanização no ensino fundamental. II CONEDU,2015. ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. 11ª ed São Paulo: Global, 2003. ZILBERMAN, Regina.A literatura Infantil na escola-10 ed.-São Paulo:Global,1998. ZILBERNAN, R. O leitor e o livro. In: ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012. ZILBERMAN, Regina. Introduzindo a literatura Infanto-juvenil. Perspectiva; r. CED, Florianópolis, 1(4), 98-102. Jan./Dez. 1985 ______ ; e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.