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Título: Remição de pena: leitura como promotora da liberdade na escola prisional de ParintinsAM
Título(s) alternativo(s): Remission of penalty: reading as a promoter of freedom in the prison school of ParintinsAM
Autor(es): Ribeiro, Jucilene Andrade
Orientador(es): Carvalho, Luís Alberto Mendes
Palavras-chave: Leitura;Liberdade;Remição penal;Ressocialização
Data do documento: 24-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: RIBEIRO, Jucilene Andrade.Remição de pena leitura como promotora da liberdade na escola prisional de ParintinsAM. 2022. 53f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2022.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo apresentar a importância do incentivo à leitura dentro do cárcere e foi realizado em uma penitenciária de Parintins – AM. Foi feito um levantamento bibliográfico a respeito do tema aqui tratado e, nas técnicas de coletas, foi feita a aplicação de um questionário, dessa mesma forma, também foi possível observar alguns dos projetos de incentivo à leitura aplicados dentro do ambiente pesquisado. Levantou-se, igualmente, como funcionava o processo de remissão de penas e ressocialização de apenados, por meio da prática de leitura. Para fundamentação e aporte teórico – metodológico o estudo foi apoiado em autores como: Freire (2006 – 1982), Mirabete (2002 – 2012), Morin (2010), entre outros autores que corroboram com o entendimento desse tema. Adentrarmos na análise da temática considerando pesquisas anteriores realizadas. A análise de dados tem a natureza qualitativa. Espera-se que a análise dos resultados contribua para a compreensão de tão importante temática social, tendo em vista que a educação precisa fazer parte da evolução do mundo e que quanto mais se investe nela, mais a sociedade se desenvolve, os seres humanos se enriquecem de conhecimento e de humanidade.
Abstract: The present study aimed to present the importance of encouraging reading inside the prison in a penitentiary in Parintins – AM, making a bibliographic survey on this subject, as well as the application of a questionnaire, in the same way, it was also possible to observe some of the reading incentive projects that were applied inside the prison and how the process of remission sentences and resocialization of prisoners works through reading. For the foundation and theoretical -methodological contribution, the study is supported by authors such as: Freire (2006-1982), Mirabete (2002-2012), Morin (2010), among other authors who corroborate the theme, and thus enter into the theme, with greater autonomy considering previous research conducted. The methodology used to obtain data-was bibliographic and qualitative in nature. I hope that my analyses and results can contribute to the understanding of such an important social theme, considering that education is the evolution of the world and that the more one invests in education, the more the world evolves, human beings are enriched with knowledge.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4521
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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