DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Jucilene Andrade-
dc.date.available2023-02-02-
dc.date.available2023-02-03T19:53:45Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Jucilene Andrade.Remição de pena leitura como promotora da liberdade na escola prisional de ParintinsAM. 2022. 53f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4521-
dc.description.abstractThe present study aimed to present the importance of encouraging reading inside the prison in a penitentiary in Parintins – AM, making a bibliographic survey on this subject, as well as the application of a questionnaire, in the same way, it was also possible to observe some of the reading incentive projects that were applied inside the prison and how the process of remission sentences and resocialization of prisoners works through reading. For the foundation and theoretical -methodological contribution, the study is supported by authors such as: Freire (2006-1982), Mirabete (2002-2012), Morin (2010), among other authors who corroborate the theme, and thus enter into the theme, with greater autonomy considering previous research conducted. The methodology used to obtain data-was bibliographic and qualitative in nature. I hope that my analyses and results can contribute to the understanding of such an important social theme, considering that education is the evolution of the world and that the more one invests in education, the more the world evolves, human beings are enriched with knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectRemição penalpt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleRemição de pena: leitura como promotora da liberdade na escola prisional de ParintinsAMpt_BR
dc.title.alternativeRemission of penalty: reading as a promoter of freedom in the prison school of ParintinsAMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-03T19:53:45Z-
dc.creator.ID044712322-07pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Luís Alberto Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Luís Alberto Mendes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Maria Celeste de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114420279943977pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo apresentar a importância do incentivo à leitura dentro do cárcere e foi realizado em uma penitenciária de Parintins – AM. Foi feito um levantamento bibliográfico a respeito do tema aqui tratado e, nas técnicas de coletas, foi feita a aplicação de um questionário, dessa mesma forma, também foi possível observar alguns dos projetos de incentivo à leitura aplicados dentro do ambiente pesquisado. Levantou-se, igualmente, como funcionava o processo de remissão de penas e ressocialização de apenados, por meio da prática de leitura. Para fundamentação e aporte teórico – metodológico o estudo foi apoiado em autores como: Freire (2006 – 1982), Mirabete (2002 – 2012), Morin (2010), entre outros autores que corroboram com o entendimento desse tema. Adentrarmos na análise da temática considerando pesquisas anteriores realizadas. A análise de dados tem a natureza qualitativa. Espera-se que a análise dos resultados contribua para a compreensão de tão importante temática social, tendo em vista que a educação precisa fazer parte da evolução do mundo e que quanto mais se investe nela, mais a sociedade se desenvolve, os seres humanos se enriquecem de conhecimento e de humanidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis / Rio de Janeiro: Vozes, 2001. AGUIAR, A. Educação de jovens e adultos privados de liberdade: perspectivas e desafios. Paidéia: revista do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Belo Horizonte, ano 6, n. 7, p. 101-121, jul./dez. 2009. BRASIL. Lei n°7.210, de 11 de julho de 1984. Institui da Lei de Execução Penal. 1984. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L7210.htm. Acesso em: 01 mar. 2019. BORDINI, Maria da Glória. Por uma pedagogia da leitura. Letras de Hoje. Porto Alegre, pág. 111-118, mar. 1986. COYLE, Andrew. Administração Penitenciária: Uma abordagem de Direitos Humanos: Manual para Servidores Penitenciários. Londres: Internacional Centre for Prison Studies, 2002. LOPES, Paloma de Lavor; GREGÓRIO, Mayara da Fonseca Porto; ACCIOLY, Tabata Carina de Oliveira. A inserção de egressos no mercado de trabalho. 2016. Disponível em: http://www.pensamientopenal.com.ar/system/files/2016/07/doctrina43746 .pdf. Acesso em 25 de setembro de 2022. MIRABETE, Júlio Fabbrini. Execução Penal. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2002. DJE/CNJ nº 120/2021, de 11 de maio de 2021 disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3918 MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 17 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. ONOFRE, E. M. C. Revista Educação e Linguagens. Campo Mourão, v.1, n.1, ago./dez. 2012. Disponível em: Acesso em: 20 abril de 2018. ONOFRE, Elenice Maria Commarosano. Educação escolar na prisão na visão dos Professores: um hiato entre o proposto e o vivido in Revista do departamento de educação e do programa de pós-graduação em educação. Vol 17, nº. 1, 2009. FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 6. Ed. Paz e Terra, 1982. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2006. FERREIRA, Aurélio B. Mini Aurélio século XXI escolar. Editora nova fronteira, 2001. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Tradução: Roberto Machado. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. 53 IRELAND, T. D. (Org.). Educação em prisões no Brasil: direito, contradições e desafios Educação em prisões. Em Aberto, Brasília, DF, v. 24, n. 86, p. 1-179, nov. 2011. JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Uma visão socioeducativa da educação como programa de reinserção social na política de execução penal. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em:https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/Vertentes_35/elionaldo.pdf . Acesso em: 10 mar. 2021. JULIÃO, Elionaldo Fernandes; PAIVA, Jane. A leitura no espaço carcerário. In: PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 32, n. 1, 111-128, jan./abr. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/32071-124689-1-PB%20(1).pdf . Acesso em: 10 mai. 2021. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017. PRADO, Rodrigo. A assistência ao preso e ao egresso na execução penal. Disponível em < https://canalcienciascriminais.com.br/assistencia-ao-preso/>. Acesso em 29 maio 2022. PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013. PÉREZ, Francisco Carvajal & GARCIA, Joaquin Ramos (orgs). Ensinar ou Aprender a Ler e Escrever? Aspectos teóricos do processo de construção significativa, funcional e compartilhada do código escrito. Porto Alegre: Artmed, 2001. TORRES, Eli Narciso da Silva. A gênese da remição de pena pelo estudo: o dispositivo jurídico-político e a garantia do direito à educação aos privados de liberdade no Brasil. 2017. 1 recurso online (290 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: Acesso em: 30 de setembro de 2022.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Remição de pena leitura como promotora da liberdade na escola prisional de ParintinsAM.pdf878,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.