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Título: Desenvolvimento de tecnologia educacional para o bem viver de mulheres com endometriose: estudo metodológico
Título(s) alternativo(s): Development of educational technology for the well-being of women with endometriosis: a methodological study
Autor(es): Araújo, Cássia Camila de Oliveira
Orientador(es): Ferreira, Darlisom Sousa
Palavras-chave: Endometriose;Tecnologia educacional;Educação em saúde;Educational technology
Data do documento:  202
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: Araújo, Cássia Camila de Oliveira. Desenvolvimento de tecnologia educacional para o bem viver de mulheres com endometriose: um estudo de caso. 2022. 22f. TCC ( Enfermagem)- Universidade do Estado do Amazonas, Manaus
Resumo: Desenvolver tecnologia educacional para o bem viver de mulheres com endometriose. Método: Estudo metodológico realizado em três etapas: revisão de literatura, construção da tecnologia educacional, validação de conteúdo segundo o modelo de Pasquali. Participaram da validação, especialistas da área da saúde, que assinaram o Termo de Consentido Livre e Esclarecido e preencheram um questionário com escala Likert. Utilizou-se a estatística descritiva para o cálculo de Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: Na etapa de revisão de literatura foram selecionados 20 artigos e 9 temas geradores. Da construção baseada nos temas emergiu a primeira versão da tecnologia intitulada “O Guia Endometriose: dicas de cuidados para viver bem”. Na validação de conteúdo obteve-se Índice de Validação de Conteúdo (IVC) de 0,83 (83%). As sugestões possibilitaram a organização da versão final da tecnologia. Conclusão: a tecnologia educacional foi considerada válida pelos especialistas e poderá mediar ações educativas com mulheres com endometriose
Abstract: Develop educational technology for the well-being of women with endometriosis. Method: Methodological study carried out in three stages: literature review, construction of educational technology, content validation according to Pasquali's model. Health specialists participated in the validation, who signed the Free and Informed Consent Form and completed a questionnaire with a Likert scale. Descriptive statistics were used to calculate the Content Validity Index. Results: In the literature review stage, 20 articles and 9 generating themes were selected. From the theme-based construction, the first version of the technology emerged entitled “The Endometriosis Guide: care tips for living well”. In content validation, a Content Validation Index (CVI) of 0.83 (83%) was obtained. The suggestions made it possible to organize the final version of the technology. Conclusion: the educational technology was considered valid by the experts and could mediate educational activities with women with endometriosis
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4517
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