DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Cássia Camila de Oliveira-
dc.date.available2023-02-01-
dc.date.available2023-02-02T17:57:26Z-
dc.date.issued202-
dc.identifier.citationAraújo, Cássia Camila de Oliveira. Desenvolvimento de tecnologia educacional para o bem viver de mulheres com endometriose: um estudo de caso. 2022. 22f. TCC ( Enfermagem)- Universidade do Estado do Amazonas, Manauspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4517-
dc.description.abstractDevelop educational technology for the well-being of women with endometriosis. Method: Methodological study carried out in three stages: literature review, construction of educational technology, content validation according to Pasquali's model. Health specialists participated in the validation, who signed the Free and Informed Consent Form and completed a questionnaire with a Likert scale. Descriptive statistics were used to calculate the Content Validity Index. Results: In the literature review stage, 20 articles and 9 generating themes were selected. From the theme-based construction, the first version of the technology emerged entitled “The Endometriosis Guide: care tips for living well”. In content validation, a Content Validation Index (CVI) of 0.83 (83%) was obtained. The suggestions made it possible to organize the final version of the technology. Conclusion: the educational technology was considered valid by the experts and could mediate educational activities with women with endometriosispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEndometriosept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleDesenvolvimento de tecnologia educacional para o bem viver de mulheres com endometriose: estudo metodológicopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of educational technology for the well-being of women with endometriosis: a methodological studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T17:57:26Z-
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Elizabeth-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6939587645193038pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Darlisom Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5657330710281879pt_BR
dc.description.resumoDesenvolver tecnologia educacional para o bem viver de mulheres com endometriose. Método: Estudo metodológico realizado em três etapas: revisão de literatura, construção da tecnologia educacional, validação de conteúdo segundo o modelo de Pasquali. Participaram da validação, especialistas da área da saúde, que assinaram o Termo de Consentido Livre e Esclarecido e preencheram um questionário com escala Likert. Utilizou-se a estatística descritiva para o cálculo de Índice de Validade de Conteúdo. Resultados: Na etapa de revisão de literatura foram selecionados 20 artigos e 9 temas geradores. Da construção baseada nos temas emergiu a primeira versão da tecnologia intitulada “O Guia Endometriose: dicas de cuidados para viver bem”. Na validação de conteúdo obteve-se Índice de Validação de Conteúdo (IVC) de 0,83 (83%). As sugestões possibilitaram a organização da versão final da tecnologia. Conclusão: a tecnologia educacional foi considerada válida pelos especialistas e poderá mediar ações educativas com mulheres com endometriosept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.references1. Cardoso JV, Machado DE, Silva MC, Berardo PT, Ferrari R, Abrão MS, et al. Perfil epidemiológico de mulheres com endometriose: um estudo descritivo retrospectivo. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 20, p. 1057-1067, 2020 [Acesso em 5 de maio de 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-93042020000400008 2. Podgaec S, Caraça DB, Lobel A, Bellelis P, Lasmar BP, Lino CA, et al. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); 2018. (Protocolo FEBRASGO - Ginecologia, no. 32/ Comissão Nacional Especializada em Endometriose). [Acesso em 5 de maio de 2021]. Disponível em: http://www.as.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/Protocolo-Endometriose.pdf 3. Mendonça MFM, Silva CC, Garcia ACC, Reis LF, Santiago ACN, Castro VNS, et al. Endometriose: manifestações clínicas e diagnóstico revisão bibliográfica. Brazilian Journal of Health Reviw, v. 4, n. 1, p. 3584-3592, 2021 [Acesso em 5 de maio de 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-280 4. Donatti L. O lado emocional da endometriose. 1.ed. Curitiba: Appris, 2021, p. 153. 5. Moura RMG, Neto URM. As tecnologias educacionais em saúde na promoção e proteção do aleitamento materno. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, 2020 [Acesso em 5 de maio de 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e5058.2020 6. Jesus EB, Esteves AVF, Teixeira E, Medeiros HP, Nascimento MH, Sabioa VM. Validação de tecnologia educacional sobre fototerapia para orientar familiares de neonatos ictéricos. Revista Enfermagem UERJ, v. 26, p.1-7, 2018 [Acesso em 5 de maio de 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.21789 16 7. Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p.167-98. 8. Teixeira E. Desenvolvimento de Tecnologias Cuidativo-Educacionais –Volume II. Porto Alegre: Moriá, 2019. 9. Araújo FWC, Schmidt DB. Endometriose um problema de saúde pública: revisão de literatura. Revista Saúde e Desenvolvimento, v. 14, n.18 , p 25-37, 2020 [Acesso em 28 de agosto de 2022]. 10. Teles LMR, Oliveira AS, Campos FC, Lima TM, Costa CC, Gomes LFS, et al. Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Rev. Esc. Enferm. Usp, São Paulo, v.48, n.6, p. 977-84, dez. 2014 [Acesso em 28 de agosto de 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700003 11. Santos CJ, Silva SN, Costa PJMS. Construção e validação de tecnologia educativa no formato de história em quadrinhos na área de imunizações: instrumento de autocuidado e de estímulo à vacinação infantil. Ciência & Educação, v. 27, 2021 [Acesso em: 28 agosto de 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320210036 12. Nardelli RDA. A utilização do termo “grupo de risco” como ferramenta discursiva sobre sujeitos descartáveis: reflexões entre a Aids e o Covid-19. 44º Encontro anual da ANPOCS GT38- Sexualidade e gênero: política, agenciamentos e direitos em disputa, 2020 [Acesso em 28 de agosto de 2022]. 13. Baptista IM, Câmara RJ. Caderneta da Saúde Menstrual: Organizador de ciclo menstrual para mulheres de baixa renda. Trabalho de conclusão de curso, Univerisade de Brasília, 2016 [Acesso em 28 de agosto de 2022]. 17 14. Conceição DS, Viana VSS, Batista AKR, Alcântara ASS, Eleres VM, Pinheiro WF, et al. A educação em saúde como instrumento de mudança. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 8, p. 59412-59416 aug, 2020 [Acesso em 28 de agosto de 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-383 15. Kirsch GH, Slob EMG. Atuação do enfermeiro na educação em saúde da população. Revista saúde e desenvolvimento, v.12, n.13, p. 218-233, 2018 [Acesso em 28 de agosto de 2022]. 16. Mikocka-Walus A, Druitt M, O'Shea M, Skvarc D, Watts JJ, Esterman A, Tsaltas J, Knowles S, Harris J, Dowding C, Parigi E, Evans S. Yoga, cognitive-behavioural therapy versus education to improve quality of life and reduce healthcare costs in people with endometriosis: a randomised controlled trial. BMJ Open. 2021 Aug 9;11(8):e046603 [Acesso em: 28 de agosto de 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-046603 17. Tennfjord, M.K., Gabrielsen, R. & Tellum, T. Effect of physical activity and exercise on endometriosis-associated symptoms: a systematic review. BMC Women's Health 21, 355 (2021). https://doi.org/10.1186/s12905-021-01500-4pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.