DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4488
Título: A educação em István Mészáros: reflexões por uma prática educacional transformadora
Título(s) alternativo(s): Education in István Mészáros: reflections for a transformative educational practice
Autor(es): Brandão, Daniel Silva
Orientador(es): Pinto, Ernesto Renan Melo de Freitas
Palavras-chave: István Mészáros;Educação;Emancipação;Education;Emancipation
Data do documento: 28-Mar-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BRANDÃO, Daniel Silva. A educação em István Mészáros: reflexões por uma prática educacional transformadora. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a concepção de educação de István Mészáros a partir de suas teorizações, concepções e compreensões educacionais em A educação para além do capital (2005), afim de refletir acerca da construção de uma prática educacional transformadora, tal como uma alternativa sustentável. Parte da necessidade em perceber uma urgente mudança na estrutura social hegemônica a partir da educação. Considera neste debate amplo o estado, a função e a busca teórico-educacional por postular uma concepção autêntica, distante dos limites coercitivos do capital, bem como que cumpra com os objetivos históricos atribuídos à educação, seja ela formal, informal ou não-formal. Entende nesse embate que para instituir uma mudança radical, é necessário refletir sobre a crítica ao organismo sociometabólico do capital, além de construir uma crítica que busque romper com a incorrigível lógica do capital, tendo em vista os objetivos reais da educação: a emancipação humana.
Abstract: The present work aims to analyze the conception of education of István Mészáros from his theorizations, conceptions and educational understandings in Education beyond capital (2005), in order to reflect on the construction of a transformative educational practice, such as a sustainable alternative. It starts from the need to perceive an urgent change in the hegemonic social structure based on education. Considers in this broad debate the state, function and theoretical-educational search for postulating an authentic conception, far from the coercive limits of capital, as well as fulfilling the historical objectives attributed to education, whether formal, informal or non-formal. In this conflict, he understands that to institute a radical change, it is necessary to reflect on the critique of the socio-metabolic organism of capital, in addition to building a critique that seeks to break with the incorrigible logic of capital, bearing in mind the real objectives of education: human emancipation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4488
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação em István Mészáros - reflexões por uma prática educacional transformadora.pdfArquivo principal595,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.