DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4479
Título: Literatura, borracha, banana: Brasil e Honduras no século XX
Título(s) alternativo(s): Literature, rubber, banana: Brazil and Honduras in the 20th century
Autor(es): Valdez, Darwin Ariel Amador
Orientador(es): Portela, Otávio Rios
metadata.dc.contributor.advisor2: Pinto, Ernesto Renan Melo de Freitas
Palavras-chave: Literatura Latino-americana;Estudos comparados;Bananeiras;Borracha;LatinAmerican Literature;Comparative Studies;Banana;Rubber
Data do documento: 25-Mar-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: VALDEZ, Darwin Ariel Amador. Literatura, borracha, banana: Brasil e Honduras no século XX. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
Resumo: Através da hermenêutica e dos estudos comparados, relacionamos a literatura, a economia, a história e a sociologia da Borracha, no Amazonas brasileiro, e das Bananeiras, em Honduras, fenômenos que ocorreram no século XX. Para tal estudo, nos enfocaremos nas obras de Ramón Amaya Amador (1916-1966), de Honduras, com ênfase no romance Prisión Verde e Álvaro Maia (1893-1969), do Brasil, com o romance Beiradão. Em um primeiro momento, se contrastam as características sociais, políticas e econômicas da Borracha e das Bananeiras, enfatizando nos inícios das duas, as consequências depois das suas quedas e o sistema de relações socioeconômicas do aviamento que aconteceram nestes dois fenômenos. Assim, num segundo momento comparamos as implicações destes fenômenos na estética e literatura do Brasil e Honduras na referida época. Voltamos ao projeto latino de independência estética, desenvolvido pelo teórico Ángel Rama, e, partindo disso, com ajuda da teoria de Georg Lukács, discutimos a relação entre experiência literária e consciência de classe. Por último, através da literatura comparada, analisamos os efeitos da Borracha e as Bananeiras no acontecer humano, com base na literatura e sua relação com outras áreas. Esta reflexão surge com base teórica em autores como Hans-Georg Gadamer, da Hermenêutica; Steven Tötösy de Zepetnek, Armando Gnisci e Gilbert Chaitin da Literatura Comparada.
Abstract: Through hermeneutics and comparative studies, we relate the literature, economics, history and sociology of Rubber, in the Brazilian Amazon, and of Bananeiras, in Honduras, phenomena that occurred in the 20th century. For this study, we will focus on the w orks of Ramón Amaya Amador (19161966), from Honduras, with emphasis on the novel “Prisión Verde” and Álvaro Maia (18931969), from Brazil, with the novel “Beiradão”. At first, the social, political and economic characteristics of Rubber and Banana are con trasted, emphasizing in the beginning of the two, the consequences after their falls and the system of socioeconomic relations of the aviation that happened in these two phenomena. Thus, in a second moment, we compare the implications of these phenomena on the aesthetics and literature of Brazil and Honduras at that time. We return to the Latin project of aesthetic independence, developed by the theorist Ángel Rama, and, based on that, with the help of Georg Lukács' theory, we discussed the relationship bet ween literary experience and class consciousness. Finally, through comparative literature, we analyze the effects of Rubber and Banana on human events, based on the literature and its relationship with other areas. This reflection arises on a theoretical b asis in authors such as HansGeorg Gadamer, from Hermeneutics; Steven Tötösy de Zepetnek, Armando Gnisci and Gilbert Chaitin from Comparative Literature.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4479
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura, borracha, banana - Brasil e Honduras no século XX.pdfArquivo principal.1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.