DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Alciani Bentes-
dc.date.available2023-01-11-
dc.date.available2023-01-13T13:44:01Z-
dc.date.issued2020-11-03-
dc.identifier.citationRODRIGUES,Alciani Bentes. Herbário de plantas medicinais para o ensino de botânica. 2020. 46f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4454-
dc.description.abstractHerbarium is a collection of samples of dehydrated plants, which are collected, prepared, treated, cataloged and stored according to specific techniques. Herbariums contain a large amount of information and data on plant diversity, such as conservation, ecology, physiology, pharmacology and agronomy. A didactic herbarium allows interaction between students and science and biology subjects, in which they will demonstrate better performance in the teaching-learning process. Thus, the present work aimed to evaluate the implementation of a botanical collection in the form of a herbarium, with an emphasis on medicinal plants to assist the teaching and learning in Botany of students of the 7th year of Elementary School. The methodology used in the research was qualitative research due to the evaluative nature of the study. The data collection instruments were bibliographic review and field research. The field research was carried out in the following stages: 1. Theoretical class on herbalization techniques; 2. Collection of botanical material; 3. Conversation Wheel; 4. Herbarium production; 5. Practical class on Leaf Morphology and 6. Text production. The development of the research allowed us to identify that the students did not have knowledge about herborization techniques and about its importance for the study of the characteristics of the plants. After the theoretical class, the students were able to describe concepts about the herbarium. The plant species collected were: Gossipidium herbaceum L., Ruta graveolens L., Plectranthus barbatus, Cinnamomum zeylanicum, Cymbopogon citratus, Melissa officinalis L., Senna westernis (L.), Mentha villosa, Phyllanthus niruri L., Justicia acuminatissima. The conversation circle was an important moment to identify students' popular knowledge regarding the medicinal use of plants collected in their homes. The texts produced by the students revealed that there was learning about the morphology of the leaves, about the technique of herborization and about the medicinal importance of the plants. Therefore, we concluded that the implantation of the botanical collection favored the learning of the leaf morphology content by the researched studentspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHerbáriopt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectEnsino de Botânicapt_BR
dc.titleHerbário de plantas medicinais para o ensino de botânicapt_BR
dc.title.alternativeHerbarium of medicinal plants for teaching botanypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-13T13:44:01Z-
dc.creator.ID005118542-22pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Cynara Carmo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843265491876998pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Naímy Farias de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.description.resumoHerbário é uma coleção de amostras de plantas desidratadas, as quais são coletadas, preparadas, tratadas, catalogadas e armazenadas segundo técnicas especificas. Os herbários abrigam uma grande quantidade de informação e dados sobre a diversidade vegetal, tais como a conservação, ecologia, fisiologia, farmacologia e agronomia. Um herbário didático permite a interação entre os alunos e as disciplinas de ciências e biologia, na qual os mesmos demonstrarão melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem. Desse modo, o presente trabalho teve o objetivo de avaliar a implementação de uma coleção botânica em forma de herbário, com ênfase em plantas medicinais para auxiliar o ensino e a aprendizagem em Botânica de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada na pesquisa foi a pesquisa qualitativa em virtude do caráter avaliativo do estudo. Os instrumentos de coleta de dados foram revisão bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo se desenvolveu nas seguintes etapas:1. Aula Teórica sobre técnicas de herborização; 2. Coleta de material botânico; 3. Roda de Conversa; 4. Produção do herbário; 5. Aula prática sobre Morfologia das Folhas e 6. Produção de texto. O desenvolvimento da pesquisa permitiu-nos identificar que os alunos não tinham conhecimentos sobre técnicas de herborização e sobre sua importância para o estudo das características dos vegetais. Após a aula teórica os alunos já conseguiram descrever conceitos sobre o herbário. As espécies vegetais coletadas foram: Gossipidium herbaceum L., Ruta graveolens L., Plectranthus barbatus, Cinnamomum zeylanicum, Cymbopogon citratus, Melissa officinalis L., Senna ocidentalis (L.), Mentha villosa, Phyllanthus niruri L., Justicia acuminatissima. A roda de conversa foi um momento importante para identificarmos os saberes populares dos alunos em relação à utilização medicinal das plantas coletadas em suas residências. Os textos produzidos pelos alunos revelaram que houve aprendizagem sobre a morfologia das folhas, sobre a técnica de herborização e sobre a importância medicinal das plantas. Portanto, concluímos que a implantação da coleção botânica favoreceu a aprendizagem do conteúdo de morfologia das folhas pelos alunos pesquisados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, A.M. Educação em ciências e trabalho experimental: emergência de uma nova concepção. In: VERÍSSIMO, A.; PEDROSA, A.; RIBEIRO R. Ensino experimental das ciências. Portugal: Ministério da Educação, 2011. ARGENTA, et al, Plantas medicinais : Cultura popular versus ciência.Vivências. Vol.7, N.12: p.51-60, Maio/2011 BEVILACQUA, H. G. C. R. Planejamento de horta medicinal e comunitária. DivisãoTec. Esc. Municipal de Jardinagem / Curso de Plantas medicinais – São Paulo, 2010. Disponível em http://www.google.com.br/q=nuplan+plantas+medicinais. Acesso em 11 de maio de 2019. BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 2. ed. São Paulo: Ática, 2007 BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2000. BRANDÃO, C. R. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1995. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: de Ciências Naturais, segundo e quarto ciclo. Brasília: MEC, 1998. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Embrapa Rondônia. “Folder 05- Série "Plantas Medicinais”, Porto Velho, RO, dezembro de 2001. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/CEF,1997. BRASIL. Ministério da Saúde: Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 10, de 09 de março, Brasília, 2010. BRITTO, N.C. Didática Especial. São Paulo: Ed do Brasil, 1994. CARVALHO, A. M. P. Ciências no Ensino Fundamental. Caderno de Pesquisa: n. 101, p.152-168, 1997. CAVAGLIER, M. C. S. Plantas medicinais na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta interdisciplinar para Biologia e Química. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2011. CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. 2. ed. Reform. – São Paulo: Moderna, 2004 (Coleção polêmica). CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7ª edição. Ijuí: Ed UNIJUÍ,2016. 38 CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. 2003. Disponível em ≤ http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf≥. Acessado em 10 de jun. de 2019 COBERN, W. W. Constructivism and non-western science education research. International Journal of Science Education, Routledge, v. 4, n. 3, p. 287-302, 1996. CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, jan./abr. 2003. CORRÊA JUNIOR, C., LIN, C.M., SCHEFFER, M.C. SOB, Informa, p. 9, 23, 1991. CRUZ, L. P.; MARCOS, R. F.; WALDEREZ, M. J. O Estudo de Plantas Medicinais no Ensino Fundamental: Uma Possibilidade para o Ensino da Botânica. IN: VII Enpec, Encontro Nacional de Educação em Ciências. Florianópolis, 2009. DIAS, J. M. C.; SCHWARZ, E. A.; VIEIRA, E. R. A Botânica além da sala de aula, 2010. 21p. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/893-4.pdf>. Acesso em 11 de junho de 2019 DIAS, T.; MASCARENHAS, J. Coleções botânicas 2013-http://logosbios.blogspot.com/2013/04/colecoes-botanicas.html?m=1- acesso em: 10 de outubro de 2018. ECHER.I.C. A revisão de literatura na construção do trabalho Científico .R. gaúcha Enfermagem. Porto Alegre, v.22, n.2, p.5-20, jul. 2001. FAGUNDES, J. A.; GONZALEZ, C. E. F. Herbário escolar: Suas contribuições ao estudo da Botânica no ensino médio.PinhaisPR.2006.Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1675-8.pdf. FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. 405 p. 2009. GONDIM, M. S. C.; Mól, G.S. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis. Anais, 2009. GUARIM-NETO, G. O saber tradicional pantaneiro: as plantas medicinais e a Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 17, p. 71-89, 2006. KINOSHITA, L.S., TORRES, R.B., TAMASHIRO, J.Y., FORNI-MARTINS, E.R. A Botânica no Ensino Básico: relatos de uma experiência transformadora. Rima, São Carlos, p. 162. 2009. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. KÜSTER, J.; ROBAINA, J.V.L.; RIBEIRO, M.E.M. Saberes populares e concepções escolares. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS) v.12, n.2, Abr.-Jun., p.220-226, 2019 LEWINSOHN, T.M, PRADO, P.I. Biodiversidade brasileira: síntese do estado atual do conhecimento. São Paulo: Contexto; 2002. LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública. São Paulo: Loyola, 1990. LUBINI, F.; GÜLLICH, R. I.C.; SCHEID, M. S. Conhecendo e Identificando os Diferentes Tipos de Raízes e Caules das Plantas Angiospermas. In: Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, Santo Ângelo-RS. Anais... Santo Ângelo-RS,III 2015. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Alma-Ata, 1978. Cuidados Primários de Saúde, p. 64, Brasília, 1979. PEIXOTO, A. L.; MAIA, L. C. (org.). Manual de procedimentos para herbários [recurso eletrônico]. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013. Disponível em:<http://inct.florabrasil.net/wpcontent/uploads/2013/11/Manual_Herbario.pdf>Acesso em: 10 jun. 2019. PELIZZARI, A.; KRIEGL, M. L.; BARON, M. P; FINCK, N.T.L.; DOROCINSKI, S. I. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC. v. 2, n. 1, p. 37-42, 2002. PEREIRA, C.L.N.; SILVA, R.R. A história da ciência e o ensino de ciências. Rev. Virtual Gestão de Iniciativas Sociais. 2009.Disponível em: <http://www.ltds.ufrj.br/gis/a_historia.htm>. Acesso em: 10 jul. 2019 PINHEIRO, V. C.S.; DEFANI, M. A. O Uso Medicinal e Místico da Hortelã Pelos Alunos das 8as Séries da Escola Estadual São Vicente Pallotti. In: Bergmann, S.R.; França, V.F.; Santos, W.T. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. 1ª ed. Curitiba: SEED, 2011, v. 01, p. 128-, 2011. RIVAS, M. I. E. Botânica no Ensino Médio: “Bicho de sete cabeças” para professores e alunos?.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) – Instituto de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,44f, 2012. SALATINO, A.; BUCKERIGDE, M. Mas de que te serve saber botânica? Estudos avançados, v. 30, n. 87, p. 177-196, 2016. SANTOS, F. S. A Botânica no Ensino Médio: Será que é preciso apenas memorizar nomes de plantas? In :C. C. Silva (Org.), Estudos de história e filosofia 40 das ciências: Subsídios para aplicação no ensino (p.223-243). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. SILVA, J. A. Etnobotânica: o uso de plantas medicinais no auxílio do ensino de botânica.Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Campina Grande,47 f, 2016. SILVA, P. G. P. O ensino da botânica no ensino fundamental, um enfoque nos procedimentos metodológicos. Tese (doutorado); Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008 SILVA, Thaís et al. A importância do estudo das plantas medicinais da Amazônia. In: Anais do 12° congresso brasileiro de medicina de família e comunidade, Belém. Anais, 2013. SINGH, Gurcharan. Plant Systematics. USA: Science Publishers, 1999. SOUZA, C. A. S.; PRATA, A. P. do N.; MAKNAMARA, M. Utilização de frutos da vegetação de Sergipe como recurso didático para o ensino de Ciências e Biologia. Ciência em Tela, v. 7, n. 2, p. 1-9, 2014. SOUZA, V. C.; LORENZI, H. Botânica Sistemática: Guia Ilustrado para a identificação de angiospermas da flora brasileira, baseado em APG II. 1ª Edição.Nova Odessa: Instituto Plantarum. 2005. 640p. TOWATA, N.; URSI, S.; SANTOS, D. Y. A. C. Análise da percepção de licenciandos sobre o “ensino de botânica na educação básica”. Revista da SBenBio. v. 3, p. 1603-1612, 2010. VINHOLI JUNIOR, A. J.; VARGAS, I. A. Saberes Tradicionais Sobre Plantas Medicinais : Interfaces Com o Ensino de Botânica. Imagens da Educação, v. 4, n. 3, p. 37-48, 2014. VIVEIRO, A. A.; DINIZ, R. E. S. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na pratica escolar. Ciência em tela, Rio de janeiro, v. 2, n. 1, 2009. Disponível em < http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0109viveiro.pdf> acesso em 06 de junho 2019. WAWRUK, V. Construção herbário escolar: ênfase na confecção de exsicatas como material didático de botânica. Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná PDE. v.1,2016. ZANCUL, M.C.S. Da prática à formação do professor: o Ensino de Ciências nas séries iniciais do Primeiro Grau. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Herbário de plantas medicinais para o ensino de botânica.pdf670,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.