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Título: Disfonias em professores de biologia um estudo nas escolas estaduais do município de Parintins AM
Título(s) alternativo(s): Dysphonia in biology teachers a study in state schools in the city of Parintins AM
Autor(es): Paiva, Maria de Souza
Orientador(es): Bezerra, Cynara Carmo
Palavras-chave: Disfonias;Professores;Trabalho
Data do documento: 23-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PAIVA, Marta de Souza. Disfonias em professores de biologia um estudo nas escolas estaduais do município de Parintins AM. 2020. 29f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Resumo: As disfonias em professores decorrentes da sua atuação docente tem se tornado comum durante o desenvolvimento de suas atividades em sala de aula, por isso este estudo com os professores de biologia nas escolas estaduais da rede pública da zona urbana do município de Parintins – Amazonas, teve por objetivo conhecer a situação dos problemas relacionados à saúde das cordas vocais desses profissionais, usando como instrumento de coleta dos dados um Questionário para Identificação de Possíveis Problemas de Voz de Behlau e Rehder (1997), aplicado para 10 professores atuantes no ensino de Biologia no município. Os resultados foram 40% dos profissionais já apresentaram algum sintoma e afastamento do trabalho por pelo menos 4 dias, o tempo médio de afastamento foi de 5,5 dias e o tempo máximo de 7 dias. A prevalência de disfonias mostrou-se elevada nos professores de Biologia nos quatro primeiros anos de exercício da profissão. Neste estudo sugere-se que medidas preventivas devem ser adotadas, tanto por parte dos professores como pela organização que estes fazem parte.
Abstract: Dysphonia in teachers resulting from their teaching activities has become common during the development of their activities in the classroom, so this study with biology teachers in state schools of the public network in the urban area of the municipality of Parintins - Amazonas, had with the objective of knowing the situation of problems related to the health of the vocal cords of these professionals, using as a data collection instrument a Questionnaire for Identification of Possible Voice Problems by Behlau and Rehder (1997), applied to 10 teachers who work in teaching Biology in the County. The results were that 40% of the professionals already had some symptom and were away from work for at least 4 days, the average time off work was 5.5 days and the maximum time was 7 days. The prevalence of dysphonia was high among Biology teachers in the first four years of their profession. This study suggests that preventive measures should be adopted, both by teachers and by the organization they are part of.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4450
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