DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiva, Maria de Souza-
dc.date.available2023-01-10-
dc.date.available2023-01-13T13:39:44Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.citationPAIVA, Marta de Souza. Disfonias em professores de biologia um estudo nas escolas estaduais do município de Parintins AM. 2020. 29f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4450-
dc.description.abstractDysphonia in teachers resulting from their teaching activities has become common during the development of their activities in the classroom, so this study with biology teachers in state schools of the public network in the urban area of the municipality of Parintins - Amazonas, had with the objective of knowing the situation of problems related to the health of the vocal cords of these professionals, using as a data collection instrument a Questionnaire for Identification of Possible Voice Problems by Behlau and Rehder (1997), applied to 10 teachers who work in teaching Biology in the County. The results were that 40% of the professionals already had some symptom and were away from work for at least 4 days, the average time off work was 5.5 days and the maximum time was 7 days. The prevalence of dysphonia was high among Biology teachers in the first four years of their profession. This study suggests that preventive measures should be adopted, both by teachers and by the organization they are part of.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDisfoniaspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleDisfonias em professores de biologia um estudo nas escolas estaduais do município de Parintins AMpt_BR
dc.title.alternativeDysphonia in biology teachers a study in state schools in the city of Parintins AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-13T13:39:44Z-
dc.creator.ID025984882-45pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Cynara Carmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843265491876998pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Cynara Carmo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843265491876998pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ademir Castro e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162043375426666pt_BR
dc.contributor.referee3Trindade, Dilcindo Barros-
dc.contributor.referee3IDhttp://lattes.cnpq.br/0948121178402531pt_BR
dc.description.resumoAs disfonias em professores decorrentes da sua atuação docente tem se tornado comum durante o desenvolvimento de suas atividades em sala de aula, por isso este estudo com os professores de biologia nas escolas estaduais da rede pública da zona urbana do município de Parintins – Amazonas, teve por objetivo conhecer a situação dos problemas relacionados à saúde das cordas vocais desses profissionais, usando como instrumento de coleta dos dados um Questionário para Identificação de Possíveis Problemas de Voz de Behlau e Rehder (1997), aplicado para 10 professores atuantes no ensino de Biologia no município. Os resultados foram 40% dos profissionais já apresentaram algum sintoma e afastamento do trabalho por pelo menos 4 dias, o tempo médio de afastamento foi de 5,5 dias e o tempo máximo de 7 dias. A prevalência de disfonias mostrou-se elevada nos professores de Biologia nos quatro primeiros anos de exercício da profissão. Neste estudo sugere-se que medidas preventivas devem ser adotadas, tanto por parte dos professores como pela organização que estes fazem parte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Amália Pollastri de Castro. Trabalhando a voz do professor: prevenir, orientar e conscientizar. Rio de Janeiro: Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica do Rio de Janeiro, 2000. BEHLAU, Mara et al. Voz Profissional: aspectos gerais e atuação fonoaudiológica. Voz: o livro do especialista. 2 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. BALDISSERA, Simone Nunes. A condição vocal do professor da Rede Municipal de Educação de Colombo-PR: implicações para o sistema único de saúde. CURITIBA, 2011. BRUM, Débora Meurer. A voz professor merece cuidados. Revista, Textual, v. 1, n. 1, p. 2-3, 2004. BEHLAU, Mara; PONTES, Paulo. Avaliação global da voz. São Paulo: Instituto da Laringe, 1989. CARVALHO, Lucirene da Silva. O ensino de fonetica e fonologia no curso de Letras/Português: uma experiência com alunos da Universidade Estadual do Piauí–UESPI. Anais do SIELP, Uberlâdia, EDUFU, v. 2, n. 1, p. 1-18, 2012. CRUZ, Rafael Machado. Fale bem, fale baixinho: Programa de Saúde Vocal para o Professor. Paraná ,2014. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais: a execução da pesquisa de campo. 1ed, v.16. São Paulo: Cortez, 2006. COSTA, Denise Batista et al. Fatores de risco e emocionais na voz de professores com e sem queixas vocais. Revista, CEFAC, v. 15, n. 4, p. 1001-1010, 2013. FERRACCIU, Cristiane Cunha Soderini; ALMEIDA, Marcia Soalheiro. O distúrbio de voz relacionado ao trabalho do professor e a legislação atual. Revista, CEFAC, v. 16, n. 2, p. 628-633, 2014. GIACOMOLLI, Giana. A voz como instrumento de trabalho. Revista Educação IDEAU, v. 9, p. 1-12, 2014. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. Ed: São Paulo : Atlas, 2003. MEDEIROS, Adriane Mesquita; VIEIRA, Marcel de Toledo. Ausência ao trabalho por distúrbio vocal de professores da Educação Básica no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, p. e00171717, 2019. NOGUEIRA, Daniela Lucas. Comparação dos conhecimentos e queixas vocais dos estudantes ingressantes e concluintes de licenciatura dos cursos de Física, Química e Matemática da UFMG. 2009. Tese (Doutorado em Fonoaudiologia). Universidade Federal de Minas Gerais, p.142. 2009. NETO, Francisco Xavier Palheta et al. Incidencia de rouquidao em alunos do último ano dos cursos de Licenciatura. Arq. Int. Otorrinolaringol, v.12, n.2, p. 246-252. 2008. SERVILHA, Emilse Aparecida Merlin; COSTA, Aline Teixeira Fialho da. Conhecimento vocal e a importância da voz como recurso pedagógico na perspectiva de professores universitários. Revista Cefac, v. 17, n. 1, p. 13-26, 2015. SILVA, Gislayne Januaria et al. Sintomas vocais e causas autorreferidas em professores. Revista. CEFAC. v. 18, n. 1, p. 158-166, 2016. SOARES, Laura Tavares. As atuais políticas de saúde: os riscos do desmonte neoliberal. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 53, n. especial, p. 17-24, 2000. SEARA, Izabel Christine; NUNES, Vanessa Gonzaga; VOLCÃO, Cristiane Lazzarotto. Fonética e fonologia do português brasileiro: 2º período. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011. SÁS, Roberta Moreno et al. Incidência de alterações vocais em professores de Educação física. In: Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 4., 2007, Londrina. Anais... Londrina: ATENA, 2007.p. 2-9. ROSSI-BARBOSA, Luiza Augusta; GAMA, Ana Cristina Côrtes; CALDEIRA, Antônio Prates. Associação entre prontidão para mudanças de comportamento e queixa de disfonia em professores. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2015. p. 170-177. RECHENBERG, Leila. Prevalência de sintomas vocais em operadores de telemarketing. 2005. Dissertação (mestrado em ciências médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p.87. 2005. ORTIZ, Erica et al. Proposta de modelo de atendimento multidisciplinar para disfonias relacionadas ao trabalho: estudo preliminar. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, v. 70, n. 5, p. 590-596, 2004. OLIVEIRA, Pereira. REFLETINDO ACERCA DA VOZ DO PROFESSOR E DA NECESSIDADE DE UM PLANEJAMENTO ESPECÍFICO PARA SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA. RENEFARA, v. 3, n. 3, p. 40-53, 2012. URRUTIKOETXEA, A.; ISPIZUA, A.; MATELLANES, F. Vocal pathology in teachers: a videolaryngostroboscopic study in 1046 teachers. Revue de laryngologie-otologie-rhinologie, v. 116, n. 4, p. 255, 1995.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disfonias em professores de biologia um estudo nas escolas estaduais do município de Parintins AM.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.