DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4417
Título: O ensino de geografia e a bíblia: o criacionismo na perspectiva do conhecimento geográfico
Título(s) alternativo(s): Teaching geography and the bible: creationism in the perspective of geographic knowledge
Autor(es): Lima, Renan Moisés Campos
Orientador(es): Santos, Danielle Mariam Araújo dos
Palavras-chave: Ensino de Geografia;Bíblia;Teorias Científicas;Teaching Geography;Bible;Scientific Theories
Data do documento: 20-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: LIMA, Renan Moisés Campos. O ensino de geografia e a bíblia: o criacionismo na perspectiva do conhecimento geográfico. 2022. 42 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A evolução do Universo e a formação do planeta Terra são assuntos tratados no ensino de geografia no sexto ano do Ensino Fundamental e no primeiro ano do Ensino Médio. Como sugestão, este trabalho propõe articular as teorias cientificas referentes a estes temas e o relato bíblico da criação, considerando que o Brasil ainda continua sendo um país predominantemente cristão, embora outras crenças sejam praticadas livremente, sem objeções. Com a finalidade de tornar as aulas de geografia mais interessantes, o professor deve ter domínio de conteúdo em suas aulas. Para tanto, este trabalho visa contribuir com a sugestão proposta, fazendo um exame das etapas sucessivas da Criação dos céus e da Terra segundo a Bíblia para se trabalhar em aulas de Geografia, revisando as sucessões de eventos da formação do céu e da Terra no livro de Gênesis e nas teorias mais aceitas pela comunidade científica, por meio de pesquisa bibliográfica. Como resultado, chegou-se na possibilidade de trabalhar os assuntos de forma síncrona e até de forma interdisciplinar, com o apoio de professores de Física, Biologia, Química e Ensino Religioso. Palavras-Chaves: Ensino de Geografia; Bíblia; Teorias Científicas.
Abstract: The evolution of the Universe and the formation of the planet Earth are subjects treated in the teaching of geography in the sixth year of Elementary School and in the first year of High School. As a suggestion, this work proposes to articulate the scientific theories regarding these themes and the biblical account of creation, considering that Brazil still remains a predominantly Christian country, although other beliefs are practiced freely, without objections. In order to make geography classes more interesting, the teacher must master the content in his classes. Therefore, this work aims to contribute to the proposed suggestion, examining the successive stages of the Creation of the heavens and the Earth according to the Bible to work in Geography classes, reviewing the succession of events in the formation of heaven and Earth in the book of Genesis and the theories most accepted by the scientific community, through bibliographic research. As a result, it was possible to work on the subjects synchronously and even in an interdisciplinary way, with the support of teachers of Physics, Biology, Chemistry and Religious Education. Key words: Teaching Geography; Bible; Scientific Theories.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4417
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de geografia e a bíblia - o criacionismo na perspectiva do conhecimento geográfico.pdf590,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.