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dc.contributor.authorLima, Renan Moisés Campos-
dc.date.available2022-12-04-
dc.date.available2022-12-05T13:09:23Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.identifier.citationLIMA, Renan Moisés Campos. O ensino de geografia e a bíblia: o criacionismo na perspectiva do conhecimento geográfico. 2022. 42 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4417-
dc.description.abstractThe evolution of the Universe and the formation of the planet Earth are subjects treated in the teaching of geography in the sixth year of Elementary School and in the first year of High School. As a suggestion, this work proposes to articulate the scientific theories regarding these themes and the biblical account of creation, considering that Brazil still remains a predominantly Christian country, although other beliefs are practiced freely, without objections. In order to make geography classes more interesting, the teacher must master the content in his classes. Therefore, this work aims to contribute to the proposed suggestion, examining the successive stages of the Creation of the heavens and the Earth according to the Bible to work in Geography classes, reviewing the succession of events in the formation of heaven and Earth in the book of Genesis and the theories most accepted by the scientific community, through bibliographic research. As a result, it was possible to work on the subjects synchronously and even in an interdisciplinary way, with the support of teachers of Physics, Biology, Chemistry and Religious Education. Key words: Teaching Geography; Bible; Scientific Theories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectBíbliapt_BR
dc.subjectTeorias Científicaspt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectBiblept_BR
dc.subjectScientific Theoriespt_BR
dc.titleO ensino de geografia e a bíblia: o criacionismo na perspectiva do conhecimento geográficopt_BR
dc.title.alternativeTeaching geography and the bible: creationism in the perspective of geographic knowledgept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-05T13:09:23Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Danielle Mariam Araújo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8179689636484146pt_BR
dc.description.resumoA evolução do Universo e a formação do planeta Terra são assuntos tratados no ensino de geografia no sexto ano do Ensino Fundamental e no primeiro ano do Ensino Médio. Como sugestão, este trabalho propõe articular as teorias cientificas referentes a estes temas e o relato bíblico da criação, considerando que o Brasil ainda continua sendo um país predominantemente cristão, embora outras crenças sejam praticadas livremente, sem objeções. Com a finalidade de tornar as aulas de geografia mais interessantes, o professor deve ter domínio de conteúdo em suas aulas. Para tanto, este trabalho visa contribuir com a sugestão proposta, fazendo um exame das etapas sucessivas da Criação dos céus e da Terra segundo a Bíblia para se trabalhar em aulas de Geografia, revisando as sucessões de eventos da formação do céu e da Terra no livro de Gênesis e nas teorias mais aceitas pela comunidade científica, por meio de pesquisa bibliográfica. Como resultado, chegou-se na possibilidade de trabalhar os assuntos de forma síncrona e até de forma interdisciplinar, com o apoio de professores de Física, Biologia, Química e Ensino Religioso. Palavras-Chaves: Ensino de Geografia; Bíblia; Teorias Científicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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