DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4416
Title: Reflexões sobre a dinamização do ensino de geografia nas séries finais do ensino fundamental II
Other Titles: Reflections on the dynamics of geography teaching in the final grades of primary schools II
Authors: Rosas, Janderson Gurgel Ramalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Mafra, Marcela Vieira Pereira
Keywords: Ensino de geografia;Geografia escolar;Recursos didáticos;Teaching of geography;School geography;Didactic resources
Issue Date: 26-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: ROSAS, Janderson Gurgel Ramalho. Reflexões sobre a dinamização do ensino de geografia nas séries finais do ensino fundamental II. 2021. 79 f. TCC (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa visa introduzir reflexões acerca de metodologias didáticas alternativas para os anos finais do Ensino Fundamental II, num contexto em que os alunos dessa faixa etária estão passando por um turbilhão de mudanças, tanto no ambiente escolar quanto na vida pessoal. A investigação para apontar e ponderar propostas alternativas de metodologias ativas se dará a partir de uma revisão de literatura, onde serão discutidas pesquisas já existentes quanto a temática proposta bem como refletir sobre os benefícios que aulas recreativas trazem para o processo de ensino e aprendizagem. O texto está dividido em quatro partes, primeiro se dá uma introdução sobre o que será exposto no decorrer do trabalho, posteriormente, no segundo capítulo, são evidenciados os métodos para a realização da pesquisa, no terceiro capítulo é apresentado um referencial teórico com autores renomados e pesquisas que abarcam a proposta da pesquisa, por fim, no quarto capítulo, apresenta-se os resultados onde são apontadas as metodologias utilizadas em sala de aula pelos pesquisadores das revistas científicas escolhidas para estudo, a fim de identificar e colaborar com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem para esses discentes que logo estarão no ensino médio e precisam de uma boa bagagem para essa fase do ensino que terá um caráter mais coletivo. Palavras-chave: Ensino de Geografia; Geografia Escolar; Recursos Didáticos.
Abstract: The aim of this research is to introduce reflections about alternative didactical methodologies to the final years of Ensino Fundamental II (Brazilian Highschool system). In a context which high school students are passing through a tempestuous period of changes. In order to show and make reflections about the actives didactical methodologies, this research is based on the review of the state of art. The benefits of recreational class for the sake of learning/teaching processes will be discuss through preexisting researches, and reflections about the given theme will be made. The text is divided in four parts, the first one is an introduction about the work’s plan. In the second chapter deals with the research’s methodology used in this research. In the third chapter the state of art is presented through several researches made by renowned authors, and last, in the fourth chapter the researchers aftermath’s in scientifically magazines will be presented, trough the utilized methodologies in classrooms, in order to identify and collaborate to a better teaching/learning process for these students, who will be soon in a new grade, and will need a better background to achieve this new learning grade with a more collective identity. Keywords: Teaching of Geography; School Geography; Didactic Resources.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4416
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.